Centro de Estimulação Sensorial inicia suas atividades nesta segunda-feira (04)

As atividades do Centro de Estimulação Sensorial Mauro César Evaristo iniciam nesta segunda-feira (04), a partir das 08 horas da manhã.

O Centro de Estimulação Sensorial, localizado à Avenida Barão de Castelo Branco, atenderá a três diferentes finalidades: atendimento às crianças com deficiência visual e auditiva de zero a seis anos de idade, em duas modalidades: estimulação precoce (0 a 3 anos e onze meses) e o Atendimento Educacional Especializado (4 a 6 anos e onze meses); formação profissional (contínua e em serviço) e pesquisa e elaboração de recursos adaptados necessários para que a criança possa ter acesso aos diferentes níveis de desenvolvimento e de escolarização na escola regular em que estuda.

O objetivo primordial do referido centro é colaborar na promoção do desenvolvimento global da criança com deficiência sensorial desde os primeiros anos de sua vida, no sentido de intervir precocemente nas alterações surgidas nos sistemas visuais e auditivos. "Este desenvolvimento será estimulado por meio de ações pedagógicas e terapêuticas que venham sanar ou minimizar possíveis atrasos no processo evolutivo, no sentido de uma construção progressiva da inclusão destes alunos especiais no ensino regular e nos outros âmbitos da sociedade", afirma a diretora Filomena Freitas.

O trabalho realizado no Centro será desenvolvido por uma equipe multiprofissional treinada e qualificada, formada por professores especialistas, pedagogo, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, educador físico e assistente social. Nesta última semana, os profissionais participaram da Semana Pedagógica e puderam ouvir dos próprios deficientes e de outros profissionais, como tratar as crianças que serão atendidas no local.

Um dos palestrantes foi o presidente da associação dos cegos, Edmir Silva, que alertou sobre a importância da estimulação precoce, da não importância da super proteção, das dificuldades de locomoção e formação pessoal. "São coisas básicas do dia-a-dia, mas é extremamente importante que sejam trabalhadas. Existem muitos pais que não sabem lidar com a criança e como se comportar e o Centro de Estimulação irá ajudar muitas dessas crianças teresinenses", afirma Edmir.

Com esta equipe, o objetivo é atender a 100% das crianças encaminhadas para o Centro, além da formação anual de cerca de 200 profissionais da rede estadual envolvidos com o projeto de inclusão e saúde da população infantil.


Mais informações: (86) 9426 9569 / 8808 0886