Seduc oferta cursos de tecnologia à professores

 

Os professores da rede estadual de ensino do Piauí contam anualmente com diversos cursos disponibilizados pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire (IEAF) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A área das ciências exatas, com foco para tecnologia e robótica tem atraído muitos educadores na busca por mais qualificação.

 

Segundo um dos professores do Núcleo de Tecnologia do Ieaf, Ranildo Lopes, os mais diversos cursos ofertados visam mostrar aos professores que é possível montar seus projetos educacionais de tecnologia, a fim de utilizá-los em sua prática pedagógica, fazendo com que a escola inicie uma prática educacional tecnológica.

 

"Nossos cursos são ofertados com o objetivo de melhorar e aumentar a qualidade das formações para os professores da rede no campo tecnológico. Propomos as oficinas com conteúdos que evoluem dos conceitos básicos ao nível mais avançado, culminando geralmente com projetos práticos a serem executados no final de cada curso", destaca o professor.

 

Dentre as oficinas ofertadas estão Lógica de programação + plataforma Edmodo, Aplicativo Inventor II - Introdução à criação do aplicativo mobiles, Projeto aplicativo Scratch, Desenvolvimento de objetos educacionais, Appinventor - criando aplicativos mobiles Android, Matemática e informática, Construct - crie seus próprios jogos, Projeto Geogebra, Robótica com Arduino, Introdução Java para professores, Python na educação, Arduino e Matlab experimentos com Arduino e montagem de um carro (robô), Oficinas de matemática e informática, Introdução à plataforma Android, Uso de tecnologias de comunicação e informação - Tdic, entre outros. Mais de 100 professores formados em 2018 na área tecnológica.

 

As formações inicial e continuada no Piauí vêm sendo consideradas questões basilares no tocante a políticas públicas para a educação. Entre 2015 e 2018, 13 mil cursistas participaram do Programa para o Fortalecimento da Gestão Democrática das Escolas, que atende também a comunidade escolar, obtendo-se uma margem de 80% de aprovações nos módulos cursados. No mesmo período, só nos cursos ofertados pelo Centro de Formação Antonino Freire, o mais tradicional do Estado, passaram mais de dois mil profissionais da educação.

 

"Vale ressaltar que a proposta do Governo do Piauí contempla não apenas a formação pedagógica dos professores, mas também a formação dos profissionais de ensino responsáveis pela gestão e pela parte administrativa da escola promovendo uma elevação sistemática na qualidade da educação", esclarece a diretora do Ieaf, Gildete Milu.

 

Para se inscrever nos cursos, basta procurar o Iseaf ou através do site https://formacaodocentepi.wordpress.com. A Seduc também disponibiliza de projeto de oficinas de tecnologia para as Gerências Regionais de Educação (GRE?s), com apoio do professor Dr. Izael Araújo Lima.

 

Mais informações:

Praça Firmina Sobreira - Matinha, Teresina - PI

Telefone: (86) 3216-2158