Escola incentiva iniciação científica no Ensino Médio

Como forma incentivar a pesquisa a partir do  Ensino Médio, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lucinete Santana da Silva, localizado do município de Paulistana, adotou um novo sistema para avaliação de estágio por meio da entrega dos relatórios de conclusão de cursos para as turmas que concluíram semestre letivo em 2018.

Neste modelo, os estudantes dos cursos de Saúde Bucal, Informática e Administração tem 10 minutos para apresentarem os relatórios em forma de slide ou oral, com base em informações repassadas em sala de aula durante os três anos de ensino e nas Visitas Técnicas Obrigatórias - Estágio (VTO). Após a apresentação, os relatórios de estágio são avaliados por uma banca composta pelos professores: pedagogo, letras e um da área específica.

Segundo a gestora da escola, Lucicleia Acioly Rebouças Lima, os alunos e o corpo docente da escola destacam de forma positiva a adoção da nova metodologia de avaliação do estágio.

"Quando eles souberam da apresentação  dos relatórios, percebemos na maioria dos alunos até  uma nova postura nas aulas, procuravam saber mais sobre a responsabilidade com as visitas de estágio (VTO). Teve aluno que até ultrapassou a carga horária das visitas técnicas", disse a gestora.

Os alunos tiveram acompanhamento durante as aulas para que os relatórios fossem produzidos dentro das normas técnicas. Com o novo sistema, as turmas apresentam, entregam seus relatórios e recebem suas notas. Após esta etapa, a escola encaminha a elaboração dos certificados.

A diretora da escola destaca ainda que o novo sistema está em fase adaptação na comunidade escolar.

"No inicio os alunos ficaram preocupados, mas conseguimos fazer com que entendessem que é  a melhor forma. Após as apresentações os comentários deles apontaram muitos pontos positivos, pontos em que a escola precisa melhorar e os professores também gostaram muito da experiência. Iremos organizar melhor as próximas incluindo até calendário", explica Lucicleia Acioly.