Aprovados no Sisu desfilam em Carreata da Vitória

Tradicionalmente, é na carreata da vitória que o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Prof. Raldir Cavalcante Bastos comemora as conquistas de seus alunos. E esse ano, com as aprovações no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não foi diferente. Com camisas personalizadas e balões, em um carro aberto, os alunos, professores e funcionários esbanjaram muita alegria na manhã desta sexta-feira (01) pelas ruas do Renascença e Dirceu, na zona sudeste de Teresina. Até o momento, de duas turmas do 3º ano, 32 alunos foram aprovados na primeira chamada e a expectativa é que ao total 60 alunos tenham a vaga garantida em uma instituição de Ensino Superior.

A escola da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) já é referência na região. O diretor, professor Carlos Eduardo Rodrigues, não esconde a felicidade e diz que a carreata é uma forma de prestação de contas à comunidade. "Estamos muito felizes. Foi um trabalho árduo, mas gratificante, feito com afinco e profissionais que entendem sobre a educação e têm amor pela sua profissão. Nós temos uma equipe muito coesa, muito participativa. Todos os professores e funcionários estão aqui na escola para fazer essa carreata da vitória, para darmos uma satisfação na comunidade que acredita no nosso trabalho", declara o diretor.

Filho de um operador de máquinas e uma dona de casa, Danilo Rodrigues, 17 anos, já de cabeça raspada, após um ano intenso de estudos passou a semana em festa, porque além de ser aprovado em uma universidade pública, ele passou no curso mais concorrido da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). "O 3º ano é um ano muito complicado, porque a cobrança é maior e o Raldir Bastos nos ajudou não só no ensino, mas também na nossa motivação", agradece o mais novo estudante de Educação Física.

É nítido o esforço de toda a equipe da escola da rede pública estadual no resultado desses jovens, desde a sala de aula até as orientações psicológicas, todos se envolveram nesse processo.

"Foi um ano de muito trabalho e é uma grande conquista para todos nós. Tivemos alunos aprovados em várias áreas, inclusive na saúde e licenciatura em Química", fala a professora de Química, Patrícia Pitombeira, ao lembrar o quanto as aulas extras de Química valeram a pena. "Ficávamos sempre além do nosso horário tirando as dúvidas", esclarece a professora.

Um filme passa pela cabeça da estudante Maria Eduarda Rocha, 17 anos, ao recordar a rotina agitada entre os livros e outras atividades. "Foram muitas horas de estudo, muitas revisões, e tudo valeu a pena, é uma felicidade enorme e o Raldir sempre nos incentivou", relata a adolescente.

Estudantes, professores e funcionários saíram em carreata da escola, na rua Jornalista Lívio Lopes, no Renascença II, por volta das 09 horas da manhã, passando pela 21ª Gerência Regional de Educação (GRE) e avenida principal do bairro Dirceu.

Por onde desfilavam em carro aberto, moradores e pais, aplaudiam e parabenizavam os novos vitoriosos. "Foi também um momento de confraternização entre alunos, pais, gestores e comunidade para agradecer todo o apoio que tivemos ao longo desses anos. Também gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao senhor Agamenon Bastos, filho do professor Raldir, que dá nome à escola, pela ajuda com o trio elétrico que irá acompanhar nossa carreata", diz Carlos Eduardo, diretor do Ceti.

No fim do percurso, ao retornar para a escola, foram recebidos com um belo lanche com frutas, caldo, bolos e sucos.