Centro Ana Cordeiro vence premiação de Inclusão Social

O Centro de Habilitação Ana Cordeiro (CHAC) foi destaque na noite desta quinta-feira (31) durante a entrega do Prêmio Piauí de Inclusão Social, realizado no auditório da Tupperware, no centro de Teresina. A premiação é realizada pelo Grupo Meio Norte de Comunicação, em parceria com o Governo do Estado do Piauí.


Vencedor na categoria Governamental, a instituição foi reconhecida pela promoção da educação inclusiva com formação geral e específica, Atendimento Educacional Especializado - AEE e atendimento sócio-terapêutico.

A diretora do Centro Ana Cordeiro, Margarida Rêgo, destaca que o prêmio representa a luta de muitos anos de trabalho preparando jovens com deficiência intelectual e desenvolvendo suas habilidades.

"Já são 50 anos que o centro de habilitação da Secretaria Estadual de Educação trabalha desenvolvendo habilidades e preparando jovens com deficiência intelectual. Lá, realizamos atendimento educacional especializado com oficinas profissionalizantes e a parte terapêutica e hoje este prêmio representa o reconhecimento da nossa luta nestes anos", comemorou a diretora da instituição.


O Centro de Habilitação Ana Cordeiro (CHAC) atende alunos a partir dos 15 anos, nos turnos manhã e tarde com uma proposta multifuncional, currículo flexível, de modo a ampliar as perspectivas educacionais, sociais e melhoria da vida pessoal destes alunos.

Prêmio Piauí de Inclusão Social 

A presidente do GMNC, Lívia Guimarães, ressaltou em sua fala que a 14ª edição da premiação reconhece os projetos de impacto positivo na realidade de vida dos piauienses. "O Prêmio Piauí de Inclusão Social virou uma tradição por ser o maior espaço democrático que destaca o trabalho de pessoas que transformam o nosso Estado por meio da inclusão. A parceria com o Governo do Estado reforça o compromisso efetivo do caráter pedagógico da premiação e termina por incentivar novas ações do nosso povo no campeonato do bem", disse.


Dentre as iniciativas sociais foram destaques: 

- Categoria empresa: banco de alimentos da Nova Ceasa; 
- Categoria Organização Não Governamental: ONG Amigos da Comunidade;
- Categoria Governamental: Centro de Habilitação Ana Cordeiro;
- Categoria Ação Individual: ONG Muito Além de um Câncer;
- Categoria Associação: Casa de Repouso Maanaim.

As menções honrosas foram para a arqueóloga Niède Guidon e a menção em homenagem à Esperança Garcia, destaques pelo trabalho em prol do povo piauiense.