Encerram amanhã as inscrições para o programa de Certific-PI

Os trabalhadores interessados em regularizar a situação profissional, comprovando o conhecimento naquela área através de um certificado com validade em todo o território nacional, devem comparecer a sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) até esta sexta-feira (25), com os documentos citados no edital em mãos.

"Ao criar a rede estadual de certificação, a proposta do governo do estado é oportunizar aos trabalhadores o acesso ao trabalho e ao crescimento profissional. Hoje nós temos um número muito grande de bons profissionais que não tem certificação, que não tem como comprovar a qualificação, portanto essa é uma oportunidade que a Seduc está dando. As inscrições seguem até amanhã, então venha até a Seduc e garanta seu certificado", orienta José Barros, superintendente institucional da Seduc e coordenador do Certific-PI.

O programa de Certificação Profissional do Piauí (Certific-PI) que foi lançado no dia 14 deste mês teve uma boa aceitação não só pelos trabalhadores de todo o estado, mas também de outras regiões do país. Wilson Marciano, técnico da Seduc, responsável pelas inscrições, diz que a procura está acima do esperado, "na manhã de hoje fomos surpreendidos com um profissional de São Paulo".

Marcelo Capuchinho, cabista de sistema de telecomunicações há 9 anos, em São Paulo, veio a capital Teresina só para obter a certificação profissional. "Já trabalhei como cabista até nos Estados Unidos, mas essa é a primeira vez que tive a oportunidade de ser registrado", diz o trabalhador que se já inscreveu e agora será avaliado na próxima fase por uma banca composta por uma psicóloga, assistente social, pedagoga e um profissional da área.

Desde a data de lançamento, a equipe de profissionais responsáveis pela articulação do Certific-PI visita empresas da área de Telecomunicações afim de divulgar a ação do governo. "Já visitamos às empresas R2 Comunicação, Algar, Claro, Conecta, Fox, entre outras, para explicar ao trabalhador como ele pode ser certificado pela sua experiência na área e a importância disso para a carreira dele", ressalta a pedagoga e articuladora, Amparo Ramalho.

O secretário de educação, Hélder Jacobina, reconhece a importância da parceria com as empresas para a execução do programa. "Temos um número vasto de pessoas que precisam tanto da escolaridade quanto da qualificação, e o Certific vem com essa missão, então queremos colaborar com vocês e precisamos que vocês também colaborem conosco. Agradeço a participação das empresas privadas aqui presentes e queremos envolver mais instituições para assim podermos incluir outras atividades".

Cássio Silva que também trabalha há 9 anos como técnico e instalador de redes e cabos de telecomunicações em Teresina aproveitou o penúltimo dia para garantir a sua vaga no processo de reconhecimento dos saberes. "Com o certificado eu vou poder melhorar meu currículo e até me destacar no mercado de trabalho", relata.

Na primeira fase do programa no Piauí, são cinco as áreas de atuação disponíveis para reconhecimento: Cabista de Sistema de Telecomunicações; Instalador e Reparador de Equipamentos de Transmissão em Telefonia; Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação; Instalador e Reparador de Linhas e Sistemas de Telefonia e Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos.

O Certific-PI vai dar oportunidade a jovens, a partir de 18 anos, inseridos ou não em empresas ou instituições, que buscam reconhecimento das habilidades adquiridas onde atuam. Assim, aquele trabalhador que exerce uma função sem um curso ou certificado específico vai poder adquirir formalmente o certificado.

A expectativa é que no próximo semestre o programa seja ampliado com a oferta de certificação também nas áreas de mestre de obras, eletricista e técnico em informática. Além de inseridos no mercado, os beneficiados com o programa também poderão concluir concomitantemente os estudos pela EJA (Educação de Jovens e Adultos).

As inscrições para o processo de Reconhecimento de Saberes Profissionais, uma espécie de triagem, vão até esta sexta-feira (25), presencialmente, na sede da Seduc, das 08h às 13h, na Avenida Pedro Freitas, no Centro Administrativo.

Após a inscrição, os candidatos terão suas habilidades avaliadas por etapas: entrevista com a equipe multidisciplinar e avaliação do desempenho profissional, para então serem encaminhados aos respectivos cursos e, assim, no fim da etapa serem certificados.