Ceti leva mais de 300 alunos ao projeto Passeio a Oeiras

Os marcos da civilização da primeira capital do Piauí foi o tema escolhido pela equipe pedagógica do Centro Estadual em Tempo Integral (Ceti) Desembargador Pedro Sá durante o projeto Passeio a Oeiras, que ocorreu no último sábado (12). Uma verdadeira viagem no tempo que levou os 315 alunos da primeira à terceira séries, acompanhados pelos professores e diretor da escola, aos pontos históricos e turísticos da cidade localizada ao centro sul do estado. A aula que pareceu mais uma aventura, despertou nos estudantes o interesse pela história do local onde vivem.



Esta foi a 4ª edição do projeto, que já faz parte do calendário da escola desde 2013. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE) disponibilizou o transporte escolar para os mais de 300 estudantes se locomoveram entre os 10 pontos históricos visitados.



Antes do passeio, em sala de aula, cada uma das 10 turmas estudou os pontos históricos para que fossem apresentados durante a execução do projeto. A igreja matriz de Nossa Senhora da Vitória, os morros do Leme e da Cruz e o Museu de Arte Sacra foram alguns dos locais explorados pelas turmas que, ao total, expuseram a história dos 10 espaços em peças teatrais, apresentações de dança e breves seminários. "Desta forma o aluno aprende fazendo, se tornando o protagonista do seu saber sob mediação das professoras da disciplina de História, Fernanda Ferreira e Francisca Costa", explica o diretor do Ceti, Edgar Sousa.




A eficácia do projeto Passeio a Oeiras é observada no processo de ensino e aprendizagem do aluno que se esforça diante da oportunidade. Os professores conseguem ver a facilidade de assimilação do conteúdo nas avaliações.  "Percebe-se, claramente, o prazer que o aluno demonstra em estar diante da construção do seu conhecimento, eles se empolgam. E isso tudo serve de incentivo para que eles tenham gosto em estudar", confirma o diretor.



A próxima edição do projeto Passeio a Oeiras, de acordo com o calendário escolar, será realizada ainda neste ano letivo.



"Ressalto que todos os excelentes resultados das ações executadas pela escola se deve ao trabalho em equipe, sempre procurando tornar o aluno protagonista no processo ensino aprendizagem", finaliza o professor Edgar Sousa.