CETI João Henrique lança livro durante formatura de alunos

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Souza tiveram uma noite especial nesta sexta-feira (21), finalizando o ciclo do ensino médio com a festa de formatura comemorando mais um ano de grandes conquistas.

Presente na solenidade de formação dos alunos, o Superintendente de Ensino Superior e diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Secretaria de Estado de Educação, Ellen Gera, fez destaque positivo dos resultados da escola de tempo integral.

"O CETI João Henrique, é uma escola de resultados com excelência sendo esta com o melhor Ideb-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017 da rede estadual no ensino médio, com mais de 80% de aprovação no Enem, destaques nos concursos de redações, Mostra das Profissões e Jornada Nacional de Foguetes,  então é importante celebrar este momento fechando com chave-de-ouro para o estudante este ciclo, e pelo histórico da escola muitos dos que comemoram hoje estarão celebrando o ingresso no ensino superior", ressalta Ellen Gera.


A estudante Maria Jhovana ressalta a formatura como a celebração de um término de ciclo e união de suas duas famílias.

"Passamos mais tempo com o pessoal da escola do que nossos familiares, pois grande parte do nosso tempo, no ensino médio, é dentro da escola e ficamos muito unidas. A formatura é o momento de reunir as nossas duas famílias, a escola e nossa casa, para celebrar a nossa entrada para o ensino superior", comemora a formanda.


Lançamento de livro

Além da conclusão do ensino médio, a escola realizou o a noite de autógrafos da quarta edição do livro com textos escritos pelos alunos durante as atividades em sala. Neste ano a edição foi publicada em formado de cartas, intitulado "Sentimentos em cartas".
 
Segundo a diretora Djanira Alencar, a produção envolveu todos os alunos da escola que tiveram as cartas selecionados e copilados no formato de livro. "A escola trabalha vários projetos ao longo do ano e este advém de uma atividade de leitura no qual todos os anos é escolhido um gênero para ser trabalhado. Este em específico é finalizado com uma noite de autógrafos e a formatura dos alunos. Todos os anos a Seduc têm nos apoiado com a confecção dos livros e a realização deste momento impar e fechamento de um ciclo para os nossos alunos compartilharem deste momento com os familiares", disse a diretora.


Com uma carta inspirada pelo sociólogo Zygmunt Bauman, a formanda do ensino médio e escritora Glória Maria, 17 anos, ressalta o incentivo à escrita dado pela escola aos alunos por meio da publicação do livro.

"Eu acho gratificante ter uma carta minha publicada no livro da escola, pois este é uma oportunidade de revelar o meu talento na escrita. A minha carta é dedicada às gerações futuras e eu quis mostrar aos leitores que devem valorizar mais as relações em família, os momentos com os amigos, pois hoje em dia as relações estão muito líquidas, já ditas por Bauman, e precisamos de mais solidez. Este foi um recado para as gerações futuras e fico feliz por falar para tantas pessoas", conclui a aluna.