Alunos e professores recebem cheque -livro no 3º SaLiBom

O Salão do Livro de Bom Jesus - SaLiBom, que esse ano está na sua terceira edição, é realizado em parceria com a Fundação Quixote, da Universidade Federal do Piauí - UFPI - Campus Professora Cinobelina Elvas, e da Secretaria de Estado da Cultura, que promove esse acesso democrático ao livro e à leitura, teve início dia 18/12, chega ao seu último dia nesta sexta 20 no Teatro Alard em Bom jesus (Pi).

O SaLiBom, já faz parte do calendário de eventos do Estado do Piauí, é considerado um dos mais prestigiados e consistentes do nosso Estado e do País. Nesta edição o evento tem o tema: "Uma casa sem livros é um corpo sem alma" "frase de Marco Túlio Cícero (106-43 a.C.)". Os leitores de Bom Jesus e toda a microrregião do Vale do Gurgueia tiveram a oportunidade de vivenciar mais um grande momento da cultura piauiense e nacional. Foram três dias de intensas atividades que contaram com palestras, bate-papos literários, debates, mesas redondas, shows musicais e de humor, além de um feira de livros com mais de 5 mil títulos.

O 3º SaLiBom distribuiu cerca de R$ 40 mil reais em cheques-livros para alunos e professores da rede pública estadual, como ocorre em cada nova edição, graças ao esforço do Governo do Estado do Piauí. O Patrono desta edição é o Frei da ordem dos mercedários, Padre Fernando Cascón Raposo, ordenado sacerdote em Santiago de Compostela em 1958. Reside no Brasil desde 1960 e foi pároco de Bom Jesus em 1998. No campo da literatura escreveu o livro História da Paróquia de Bom Jesus da Boa Sentença, em que destaca a história do município.

Nesta edição, o SaLiBom homenageia as professoras Raimunda Nonata Sousa Santos, Conceição de Maria Sousa Santos, Albertina Moura e Maria Barbosa de Menezes (in memoriam), pelos relevantes serviços prestados à educação de Bom Jesus e microrregião.

A programação intelectual e cultural do Salão atende ao mais exigente público e conta para sua execução com o apoio do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC/PI, da Gerência Regional de Educação, da Superintendência de Comunicação Social da UFPI, da EDUFPI e Gráfica da Universidade Federal do Piauí, Secretaria de Estado da Cultura - SECULT/PI e toda a comunidade bonjesuense.

Programação Quinta (20/12/2018)

14h30min - Palestra: Os desafios da educação na pós-modernidade Palestrante: Prof. Neto Ceará (PI).

(Professor José Carneiro Rodrigues Neto é natural de São Paulo; bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Piauí e MBA Management pela PUC/RJ é professor da rede particular de ensino há 31 anos em Teresina. Atualmente é Diretor Pedagógico Geral do Grupo Educacional CEV e colabora com esse projeto de inclusão universitária desde 2004).

16h30min - Bate-Papo Literário sobre produção de conteúdos em meios digitais Debatedores: Matheus Rocha (BA) -@matheusrocha, Alexandre Nolleto (PI) - @alexandrenolleto e Afonso Celso (PI) - @oafonsocelso.

ENCERRAMENTO - ESPAÇO INTERNO - TEATRO ALARD

19h - Solenidade de Encerramento Show de Humor com João Cláudio Moreno (PI)

21h - Pocket Show com o cantor, compositor e escritor Chico César (PB) Sessão de autógrafos de livros de Chico César (PB)