Gestores da Educação se reúnem em seminário do IDEB

Gestores da educação de todo o estado se reuniram nesta quinta-feira (20) no auditório da APPM, em Teresina, para debater sobre o desempenho dos municípios pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No último IDEB, em 2017, a nota do Brasil ficou em 5,8 nos anos iniciais, enquanto no Piauí a nota chegou a 7,3 também nos anos iniciais no município de Castelo do Piauí.

"Nós iremos discutir nesse seminário exatamente uma ferramenta que norteia todos os dirigentes municipais de educação a procurar políticas públicas voltadas para corrigir o fluxo, corrigir a aprendizagem dos alunos, para que assim possam avançar na média", explica a professora Maria Sidinei Lins, presidente da  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Afim de melhorar o desempenho dos alunos, os representantes das secretarias municipais vão ter a oportunidade durante toda esta quinta-feira de trocar experiências com escolas que tiveram um bom desempenho na última avaliação do IDEB, como as dos municípios de Cocal dos Alves e Oeiras. No próximo ano, será a vez dos alunos do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio fazerem a Prova Brasil que junto com o fluxo escolar são os indicativos do IDEB.

"Esse seminário foi voltado para essa temática porque vamos ouvir os municípios que se destacaram no IDEB 2017. Eles irão apresentar aqui suas experiências exitosas e os demais municípios e dirigentes municipais vão levar como experiência para ver de que forma pode implementar no seu município para que ele possa avançar", completa a presidente da Undime.

A palestra de abertura foi ministrada pelo secretário municipal de educação de Teresina, Kléber Montezuma, que abordou a Gestão de qualidade e a melhoria do Ideb. "Eu considero que o estado Piauí como um todo estão tendo um bom progresso na Prova Brasil, pois está crescendo a proficiência dos alunos. A proficiência é justamente quanto que os alunos sabem de língua portuguesa e de matemática. Então, isso está fazendo com o que o estado avance, comece a se projetar inclusive a nível nacional", afirma Kléber Montezuma.

O superintendente de ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), professor Carlos Alberto Pereira, vê na execução das metas do encontro a oportunidade de conseguir vencer os grandes desafios que é fazer os estudantes aprenderem muito mais.

"Daqui há uma perspectiva de nascer outro grande projeto para o avanço do processo de ensino e aprendizagem. Vamos unir forças para qualificar cada um dos municípios para que eles avancem nesse processo. Na Seduc estamos analisando todos os índices de todos os municípios desde 2015, por isso vamos focar na solução para cada secretaria municipal na perspectiva que a aprendizagem dos alunos possa ser melhorada e consequentemente o IDEB vai aumentar. Isso é uma parceria de todos", finaliza o professor.