Estudantes recebem outorga de faixa no CT Sarah Meneses

Aconteceu na tarde desta sexta 14, a outorga de faixa de 163 crianças e adolescentes do projeto "Superação", que é realizado através da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Associação de Judô Expedito Falcão (AJEF) no Centro de Artes Marciais Sarah Menezes, localizado na Av. Dr. Luiz Pires Sales, s/n, bairro Saci, em Teresina.


Essa parceria objetiva aliar o esporte à educação para aumentar o rendimento dos alunos e diminuir a evasão escolar. Para ingressar e permanecer nas aulas de artes marciais é necessário que os estudantes estejam matriculados inicialmente nas escolas da rede pública estadual e tenham notas dentro ou acima da média e frequência de 75% nas aulas.


Wuliver Frota e Samuell Frota


Para a mãe de dois judocas Wuliver Frota e Samuell Frota, Weviania Albuquerque, o Centro de Treinamento Sarah Meneses é perfeito. "Aqui eles cuidam realmente da criança, educam não apenas nas aulas de judô, eles preparam os meninos pra vida, que é o mais importante", conta a mãe bastante feliz. Dona Weviania disse ainda que não pretende tirá-los do esporte tão cedo. "Só quando for da vontade deles ou de Deus". Os meninos estão no CT há três meses apenas.


O Centro de Artes Marciais Sarah Menezes é uma realidade no esporte amador do Piauí, proporcionando que nossos atletas se preparem para grandes competições.


Trabalhando no Centro desde a sua inauguração, o professor de judô Igor Sousa, afirmou que o projeto está crescendo. "Atualmente possuo turmas pela manhã e a noite com jovens da comunidade que sempre nos procuraram e hoje estamos atendendo um número maior de alunos, onde a prioridade são alunos da rede pública estadual", comenta.


 Igor Sousa


Com mais de 100 crianças na fila de espera, o CT Sara Meneses também começou a atender estudantes da rede municipal e privada da comunidade, por conta da grande procura, mas para isso os alunos precisam ter os mesmos requisitos dos alunos das escolas estaduais.


Leandro da Silva Alves de 10 anos que treina há um ano CT e também está mudando de faixa, conta que hoje é um dia muito especial pra ele. "Estou muito feliz, quero continuar seguindo em frente e um dia ser igual ao Sensei Expedito Falcão", espera o aluno.


Leandro da Silva 


Já Suyane Carvalho, estudante, da Unidade Escolar Áurea Freire conta que treina há dois anos, mas nem pensava em praticar o esporte. "Passei aqui, gostei e comecei a vir e me apaixonei, a gente aprende muito aqui, gosto muito dos meus "senseis" e não pretendo deixar o centro de jeito nenhum", afirma Suyane. A estudante vai receber a faixa amarela.


Suyane Carvalho


Com área de um pouco mais de 1.300 m². O centro dispõe de recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicologia, refeitório, depósitos, banheiros adaptados e ambientes para prática de esportes e musculação, todos climatizados e a quadra poliesportiva, onde foi realizado a mudança de faixa dos alunos.


Expedito Falcão


Para o coordenador do CT, Expedito Falcão é uma alegria e satisfação muito grande ver que o trabalho realizado está sendo recompensado. "Podemos ver isso através da melhora comportamental, educacional e técnica dos nossos alunos. Aqui nós não procuramos formar só o atleta de judô, procuramos trabalhar com ele a educação, a disciplina, o respeito, a cooperação, saber ceder e ouvir em certos momentos, e o resultado disso tudo nos traz uma alegria muito grande, onde percebemos a melhoria do ser humano, na pessoa do cidadão. Quando esse centro foi criado, foi com o objetivo de criar pessoas do bem, mais educadas, mais disciplinadas, mais respeitosas, e isso nós somos aqui diariamente. Eu me sinto lisonjeado de estar à frente disso aqui, mesmo com todas as dificuldades que nosso estado e nosso país enfrenta, sempre buscamos trabalhar para que isso não pare e dê frutos com excelentes resultados", afirma Falcão.