Escola debate Violência Escolar X Bullying

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Freitas Neto participaram na manhã desta terça-feira (11) de uma roda de conversa do projeto Queremos Paz, intitulado "Violência escolar X Bullying".

O bate-papo com os alunos foi mediado pela equipe da Gerência de Inclusão e Diversidade da Seduc, Luiza Solano e Lavina Resende (assistente social), além da equipe multidisciplinar da 20ª Gerência Regional de Educação. "No primeiro momento fizemos uma dinâmica de valorização da vida, onde eles foram levados a reflexão sobre a necessidade de cuidar de si mesmo e do colega", informou a gerente Luiza Solano.

Durante a execução do projeto Queremos Paz, os estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental participaram de discussões e atividades em sala de aula. Na etapa seguinte aconteceram palestras com equipe multidisciplinar da Seduc, envolvendo psicólogas e assistentes sociais da 20 GRE, sobre a questão de combate a violência.

O diretor da escola de tempo integral, José Luiz, destaca que por meio das palestra, dinâmicas e videos desenvolvidos no projeto s alunos começaram a se engajar com o tema.

"Realizamos na escola durante a semana algumas atividades com os alunos em sala de aula e hoje trabalhamos as palestras. É importante a discussão pois alguns destes alunos estão em contato permanente com a atitudes de violência no dia-a-dia e quando apresentamos o contrário, com atitudes de paz, causa uma estranheza, mas no decorrer da atividades eles se engajam", destaca o diretor.

O projeto Queremos Paz é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Ministério Público do Piauí (MPPI), através do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC).

Iniciado em 2016, o projeto desenvolve as escolas ações com base na temática da paz, como caminhadas, produção de materiais, gincanas, seminários, concurso de redação, de desenho, de música e dança. Em 2018 sua expansão possibilitou o atendimento de escolas de todo o Estado.