Missão Pedagógica sorteia vagas no Parlamento 2019

Nesta sexta 07, o Programa Missão Pedagógica no Parlamento sorteou vagas para todo o Brasil para capacitação em educação para democracia destinado a professores, coordenadores, orientadores pedagógicos e diretores de escolas públicas.

O programa que é promovido pela Câmara Federal, está dividido em duas unidades: Encontro Presencial (40h) - que será realizado de 10 a 14 de junho de 2019, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e Módulo de Aplicação de Educação a Distância (50h).

O ingresso se dá por meio da participação no curso "Educação para Democracia e o Parlamento", na modalidade a distância, com carga horária de 40 horas. Foram disponibilizadas para este curso 16 vagas por estado, totalizando 432 vagas. As vagas são preenchidas através de sorteio eletrônico.

Lucicleia Acioly que é diretora do CETI Lucinete Santana, foi uma das sorteadas para participar do curso, se mostra confiante e espera um bom resultado. "Quis participar da seleção porque acredito que a escola é um espaço para desenvolver e trabalhar a democracia. Além do certificado a experiência de trabalhar e desenvolver isso na prática", conta a professora que fez a inscrição no final de novembro e foi sorteada.

Nesta edição, foram estabelecidas duas trilhas de aprendizagem para o programa, que orientam a construção dos objetivos de aprendizagem e dos conteúdos programáticos:

trilha 1: conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia: oportuniza o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva; e

trilha 2: atuando como agente de educação para democracia na escola: oportuniza o aprendizado de conceitos e metodologias para subsidiar a atuação do docente como multiplicador de ações de educação para democracia nas comunidades escolares.

A participação no Missão Pedagógica no Parlamento é gratuita. Ao final, o participante recebe um certificado de 130 horas, referentes ao curso de seleção (40h), curso presencial (40h) e módulo a distância (50h).