Escola erradica ocorrências de bullying com projeto

 

O Centro Estadual de Educação Integral (CETI) Padre Joaquim Nonato, zona Sul de Teresina, realizou diversas ações em 2018 procurando diminuir as ocorrências de bullying e de desrespeito entre alunos. O diagnóstico inicial apontou muitas ocorrências do problema na escola, que prejudicava o desenvolvimento do trabalho educacional.



A partir daí iniciou-se um plano de ação com o objetivo foi diminuir as ocorrências sobre bullying e desrespeito, especialmente entre os alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, tendo como meta a redução de 100% das ocorrências.



O diretor Antônio Gomes explica que para atingir a meta propostas foram realizadas atividades diversificadas, como palestras sobre bullying e respeito, sobre os direitos e deveres dos alunos, rodas de conversa sobre regimento escolar, almoço com os pais, jogos de interclasse com a temática, festival de paródias, correio do bem, Semana Presente e um Dia D de Combate ao Bullying, como o tema "Não faça bullying, faça amigos".

"O plano de ação trouxe resultados positivos a escola e consequentemente a diminuição das ocorrências de bullying. Cerca de 90% dos alunos avaliaram positivamente as ações e disseram ter aprendido a respeitar mais os seus amigos e funcionários da escola depois da implementação do plano de ação", finaliza o diretor.



O projeto contou com a participação de toda a comunidade escolar.