Escola de Nazária realiza evento sobre a consciência negra

Alunos, professores, direção e coordenação pedagógica da Unidade Escolar Hilton Leite de Carvalho, localizada em Nazária, realizou um belo evento para comemorar a passagem do Dia da Consciência Negra. A atividade aconteceu na última sexta-feira (30/11), nas dependências da escola.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

Lucia Araújo, diretora da escola, revela que a importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

"Os principais temas que podem ser abordados nessa data são o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros", completa a diretora.

Os quase 500 alunos da escola e demais presentes tiveram a oportunidade de participar de palestra com Sônia Brasil, do grupo Ayaba, acompanhar apresentações artístico-culturais de grupos locais e de Teresina, que também foram prestigiadas pelo vice-prefeito do município, Macello Fonseca, e a vereadora Marinalva Vieira.