Liceu premia alunos que se destacaram em projeto de cinema

 


Com o objetivo de inserir a educação em direitos humanos na sala de aula contribuindo na promoção do espaço escolar, para que este se torne harmônico e solidário, utilizando a linguagem cinematográfica como ferramenta no processo ensino aprendizagem, os alunos da 2ª série do Liceu Piauiense, elaboraram produções cinematográficas autorais que fazem parte do Projeto Curta Liceu Direitos Humanos 2018, onde nesta sexta (30), os melhores em cada categoria foram premiados, em evento realizado no auditório da própria escola.

 

O projeto tem uma função social ativa, onde a escola surge na construção de uma sociedade participativa. O desafio é criar um ambiente escolar que valorize as diferenças, que combata as desigualdades, e que construa o respeito e a solidariedade.



O Curta Liceu passou pelas seguintes etapas: Apresentação do projeto aos estudantes; Pesquisa e estudo individual e em sala de aula sobre direitos humanos; Debates e oficinas; Escolha por cada sala, uma temática de violação dos direitos humanos; Criação de um história e elaboração de um roteiro; Filmagem e edição; E por último a exibição dos curtas-metragens.

 

Desenvolvido desde o ano de 2013 com estudantes das segundas séries, o Projeto Curta Liceu Direitos Humanos, esse ano teve início ainda no mês de abril, encerrando agora em novembro com o resultado dos vencedores e a premiação da VI Mostra de Curtas.


 

Os estudantes foram avaliados através de análise do interesse, participação, realização das atividades orais, escritas e práticas em sala de aula, daí a importância de momentos que estimulem a formação dos alunos para a convivência em uma cultura de diversidade e de direitos.

 

De acordo com o professor da escola Leônidas Elva de Sá, responsável pelo projeto, esse ano 6 turmas participaram do evento.  "A premiação é um momento de coroação do projeto e momento de reconhecimento dos trabalhos dos estudantes, onde eles se vêem valorizados, momento também de experimentar a emoção e afetividade. Eles gritam, sorriem, aplaudem, choram e também reconhecem Deus, seus acertos e seus erros e se unem com o resultado na emoção que toma conta deles. É  o momento em que o projeto de encerra.", disse.



Foram 6 curtas produzidos pelos alunos, com isso a escola procura agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas, para que se chegue a um espaço de discussão permanente.

 

Filmes:

1 - Deus te anistie - O racismo como promotor de violação dos direitos humanos;

2 - Um sonho que mudou de rota - Discussão sobre o tráfico humano;

3 - 303 - Trata da exploração sexual infantil;

4 - Sonhos: vivendo um pesadelo - Discute a temática da transfobia;

5 - Hostilia - Discute a temática bullying;

6 - Lótus - Trata sobre o feminicídio.




PREMIAÇÃO


Melhor  Filme: Sonhos: vivendo um pesadelo

Melhor Roteiro: Sonhos: bebendo vivendo um pesadelo

Melhor Direção: Sonhos: vivendo um pesadelo

Melhor Atriz: Keren Araújo -  Hostilia

Melhor Ator: Tarcísio Filho - Sonhos: vivendo um pesadelo

Trilha sonora: 303

Filme Internet:  um sonho que mudou de rota

Maquiagem: Hostilia

Cartaz:  Um sonho que mudou de rota

Figurino: Um sonho que mudou  de rota

Revelação:  Tarcísio  Filho - Sonhos: vivendo um pesadelo

Atriz Coadjuvante: Carla Natália - Um sonho que mudou  de rota

Ator Coadjuvante: Jorge Carlos - Hostilia

Abordagem temática: - Sonhos: vivendo um pesadelo