Alunos do Liceu produzem e exibem curtas-metragens

 

Na manhã desta sexta (30), foi realizado no auditório do CETI Zacarias de Góis - Liceu Piauiense, a culminância do projeto de Leitura intitulado "Filminutos" com estudantes da 1ª série das turmas 1ª E, 1ª F, 1ª G e 1ª H da escola.

 

O projeto tem como proposta estimular e desenvolver a arte dentro da escola, proporcionando aos alunos uma prática educacional alternativa e que foge do dia a dia da sala de aula, promovendo o aprimoramento do trabalho em equipe e a liberdade de expressão.




O Filminutos vem sendo apresentado na escola desde 2012 motivando uma melhor compreensão da Língua Portuguesa, fazendo com que os alunos produzam pequenos textos e situações, possibilitando assim, uma maior fruição no aprendizado, além de valorizar a necessidade de ler e roteirizar um texto clássico ou contemporâneo.


Todos os curtas-metragens produzidos baseiam-se em obras literárias indicadas pelo professor e depois, como atividade, os estudantes fazem uma releitura da obra. Os alunos criam uma história, realizam as imagens e produzem o curta contando essa história.


 

De acordo com o professor Oberdan Salustre, idealizador do projeto, a ideia é incentivar a leitura participativa dos estudantes. "É uma possibilidade que os estudantes têm de reinventar e interpretar as histórias e os textos lidos, utilizando a linguagem audiovisual como ferramenta pedagógica", afirma o professor.


 

Os estudantes produziram 4 filmes: Além de Valentina, baseado na obra "Além do bastidor", de Marina Colansanti; Cicatrizes, baseado na obra "Para que ninguém a quisesse", de Marina Colansanti; A dor do silencio, baseado na obra "O garoto das meias vermelhas", de Carlos Heitor Cony e Júlia Queiroz, baseado na obra "Felicidade Clandestina" de Clarice Lispector.

 

Para o estudante Kelvin Luiz, participar do projeto foi muito importante. ?Além de desenvolver habilidade de leitura, interpretação e oralidade, o projeto ajudou a aprender a importância do amor e do perdão.?