Escola finaliza projeto Quem lê multiplica saberes

Na próxima quinta-feira (29) será realizado o dia "D da Leitura na Escola", atividade que encerra o projeto "Quem lê multiplica saberes" que visa o incentivo à leitura desenvolvido para os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Mendes Olímpio de Melo.

O calendário de desenvolvimento do projeto na escola iniciou com o empréstimo de livros na sala de aula e monitoramento do processo de leitura dos livros. Após esta etapa os alunos realizaram roda de leitura: leitura de capítulos, passagens e comentários compartilhando com os colegas.

Os alunos, a partir do título lido, criaram atividades com dramatizações, palestras, exposições, reescrita, ilustrações, história em quadrinhos, tirinhas, contos, entre outras. Cada sala de aula  planejou uma atividade de culminância do Projeto considerando o seu contexto de desenvolvimento e motivação dos alunos.

A professora Maria Dalila Sousa da Silva, responsável pelo "Quem lê multiplica saberes", explica que através do projeto há o incentivo para melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas através da leitura.

"Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta na escola dificuldades de aprendizagem decorrentes, fez-se necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do estudante", afirma a professora.

O projeto contou com atividades desenvolvidas em todas as turmas simultaneamente, tendo como pano de fundo as aulas de Português e envolveu  todos os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), definindo como meta base a leitura de um (1) livro por semana, por aluno.