Prova do Saepi é aplicada nesta quarta-feira (28)

Nesta quarta-feira (28), mais de 130 mil estudantes da rede pública regularmente matriculados do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional vão ser avaliados pela prova do Saepi (Sistema de Avaliação Educacional do Piauí) em 601 escolas de todo o estado. 


O exame visa diagnosticar o desempenho dos alunos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), especialmente, em duas áreas do conhecimento, língua portuguesa e matemática, para que sejam definidas as ações prioritárias de intervenção na rede e consequentemente melhorar o desempenho dos alunos.




Foi pelo Saepi que a Seduc chegou à conclusão que em um ano (2016-2017) os estudantes avançaram em Matemática mais que em cinco (2011-2016). E com o objetivo de alcançar resultados melhores, o ritmo de preparação continua. Desde o início do ano, as escolas oferecem aulas extras e palestras explicativas sobre a importância da prova, que tem um peso semelhante à prova Brasil.


Os estudantes terão duas horas e meia para fazer as provas no horário de aula. Gerentes regionais, coordenadores das Gerências Regionais de Educação (GREs) e supervisores municipais foram capacitados para aplicar a avaliação.


O resultado do Saepi 2018 também será usado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) e a elaboração e sistematização do Plano de Metas 2019/2022.


Além dos testes, todos os alunos, professores e diretores responderão também a um questionário contextual e socioeconômico como forma de identificar fatores associados à aprendizagem e uma visão mais detalhada da realidade educacional.


O Saepi é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).