CEEP José Pacífico de Moura realiza Feira das Profissões

O CEEP José Pacifico de Moura Neto realizou nos dias 20 e 21 de novembro a I Feira das Profissões. O  objetivo foi apresentar à comunidade em geral, aos pais  e aos alunos do  9º ano do ensino fundamental das escolas da 21ª Gerência Regional da Educação, os cursos que o Centro de Educação Profissional dispõe para os futuros alunos.

Os participantes da feira conheceram os cursos disponibilizados pela escola e a estrutura física da mesma. A apresentação ocorreu dialogada aos objetivos, grade curricular e áreas de atuação de cada um dos cursos que a escola disponibiliza à comunidade. Os alunos também apresentaram na feira, ações e demonstração de atividades relacionadas às suas práticas.

As práticas foram desenvolvidas em estandes através de recursos audiovisuais e instrumentais, palestras no auditório e demonstração de atividades práticas de cada curso. As apresentações foram realizadas de acordo com cada eixos tecnológico.

O curso de Análises Clínicas realizou tipagem sanguínea, testagem rápida de dengue e demonstração de lâminas com esfregaço sanguíneo. Já os alunos do curso técnico em farmácia apresentaram ações de educação em saúde, orientações para evitar a automedicação, além de demonstração fitoterápicos.

O curso técnico em enfermagem realizou aferição de pressão arterial e ações de educação em saúde. O curso técnico em saúde bucal fez orientações sobre a forma correta de escovação, cuidados com a alimentação e sobre alimentos benéficos e maléficos à saúde bucal.

O curso técnico em Manutenção automotiva expôs ferramentas de trabalho e  banners foram confeccionados com o tema de cada matéria do primeiro ano letivo e ainda foi  realizado exposição via palestra no auditório pelos próprios alunos do curso.

Em relação ao o curso de técnico em Edificações foi realizado palestra explicativa no auditório e exposição de equipamentos de medição de solos bem como equipamentos de topografia. No curso de técnico em Segurança do trabalho, os alunos realizaram exposição e  demonstração de equipamentos de proteção individuais nos estandes montados na área da escola.

O curso de informática demonstrou e apresentou, em laboratório, os projetos desenvolvidos por eles como robótica e desenvolvimento, o que os leva a ter uma pratica da realidade do mercado de trabalho e da vivência que terão ao ingressar na escola.

As exposições e palestras foram ministradas pelos alunos veteranos dos cursos, para alunos e professores de escolas municipais e estaduais que estiveram presentes, com a orientação dos professores Adilson Elizeu Ferreira Santos, Evelyn Karinne Macedo M. Silva e Armano Lennon Gomes de Sousa.

O estudante Henrique Felipe, do curso técnico em Farmácia, e Bruno Alves, do curso técnico em Edificações, relataram que o evento foi de grande  importância para todos os participantes e fez com que  os alunos compreendessem o que de fato cada curso técnico abrange, unindo os conhecimentos teóricos com a prática.