CETI Pinheiro Machado realiza a I Mostra Consciência Negra

Comemorou-se em todo o Brasil, no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra e, para celebrar esta data, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado realiza a I Mostra Consciência Negra, que acontece no horário de 9:00 nesta sexta-feira (23).

A Mostra tem o objetivo de promover reflexões acerca do reconhecimento da luta e resistência dos negros ao longo da história e, em especial, fazer uma homenagem aos países do continente africano que falam a língua portuguesa.

"Esperamos despertar em nossos alunos a verdadeira consciência em relação ao ser humano, seja ele negro,  branco,  pardo ou mulato.  Sensibilizá-los  que o importante é conhecer suas lutas,  independentemente de cor ou raça", afirmou a diretora Rejane Coelho.


A diretora explica que antes da execução do projeto, os alunos realizaram a parte teórica em sala de aula. "Houve o estudo da  Lei que oficializou o ensino de História e Cultura Afro-brasileira nas escolas. O tema foi  discutido em todas as matérias, entretanto, o maior destaque fica por conta de educação artística, literatura e história brasileira e inglês".

Durante o evento, mais de 200 alunos terão contato com a cultura, crenças, costumes, teatro, exposições de telas, culinárias e danças artísticas africanas. As atividades serão realizadas na área externa  da escola com apresentações de países como: Angola, Moçambique,  Cabo Verde e Príncipe, Guiné Equatorial e Guiné-Bissau.

Engajados no projeto desde o início, os alunos se mostraram empolgados ao trabalharem o tema africano. 

"Celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra é uma forma de levantar questões fundamentais a respeito da importância dos negros na construção da história do Brasil e do mundo,  dessa vez estamos abordando alguns  países da África", pontuou o aluno do 3º ano do Ensino Médio, Eduardo, e para a aluna Sayane Silva "Os alunos estão bastante empolgados e acreditam que esse trabalho foi válido pois enriqueceram nossos conhecimentos em relação a esses países", completou.