CES realiza V Formação sobre deficiência visual e auditiva

O Centro de Estimulação para Crianças com Deficiência Sensorial Auditiva e Visual (CES) realizou, nesta sexta-feira (23), o V Ciclo de Formação com o tema "A Estimulação Sensorial como Recurso Educacional e Terapêutico para o Desenvolvimento de Crianças com Deficiência Visual e Auditiva". 



A diretora do CES, Maria Antônia Pereira, conta que o centro apresenta como um dos seus objetivos a formação continuada e cursos de capacitação para professores e comunidade, que ocorre com periodicidade anual, com a finalidade de disseminar conhecimentos diversos na área sensorial com a aplicabilidade prática por meio de metodologias ativas que permeiam a inclusão em todas as dimensões.



"Buscamos dialogar interdisciplinarmente entre as áreas que atuam na estimulação das deficiências auditiva e visual. O Ciclo de Formação se pautou na temática da estimulação sensorial como recurso educacional e terapêutico para o desenvolvimento de crianças com deficiência visual e auditiva", destaca a diretora.



O evento ocorreu na sede do CES com palestras e oficinas objetivando fortalecer e promover o empoderamento do público alvo, que envolve professores das redes estadual e municipal, além de pais de alunos. Para efetivar a inscrição é necessário a doação de um brinquedo pedagógico, que será utilizado nas atividades do centro.

O CES atende atualmente 39 crianças de 0 a 7 anos com deficiência auditiva ou visual nos turnos manhã e tarde. A equipe multidisciplinar é formada por assistentes sociais, psicólogos, psicopedagogos, intérpretes de libras, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e professores de educação física. Frequentemente, o Centro recebe formações voltadas aos profissionais da área. "Essas diferentes ações visam minimizar ou sanar as deficiências dessas crianças e assim poder contribuir para o desenvolvimento delas", finaliza a diretora Maria Antônia Pereira.