Crianças e adolescentes do Cies participam de III Fest Arte

Responsável por atender 307 crianças e adolescentes dos 2 aos 14 anos com deficiência intelectual e alguns transtornos, o Centro Integrado de Educação Especial (CIES) realizou nesta quinta-feira (22) o III Fest Arte, uma mostra do resultado do trabalho que foi realizado durante todo o ano de 2018 pelos profissionais do Centro.

As crianças e adolescentes assistidas pelo CIES apresentaram números teatrais e musicais para os pais e responsáveis, além dos profissionais e colaboradores da instituição. Para a diretora do CIES, Fátima Macêdo, esse é um momento de contemplar os frutos de um trabalho árduo e feito por diversas pessoas. "Vimos aqui crianças que não falavam e que hoje se apresentaram cantando e dançando e muitos adolescentes agradecendo pela mudança em suas vidas", comemora a gestora.

É o caso de Antônia Renata, que chegou ainda criança ao Cies sem falar e, durante o evento, cantou um trecho da peça O fantasma da ópera. Hoje, aos 15 anos, a adolescente agradece aos profissionais e comemora. "Eu achava que não era capaz. Acreditava que ia viver somente com a dor da discriminação e aqui no Cies me ensinaram que eu podia tudo; podia cantar, escrever, dançar e tudo aquilo que quisesse fazer. Esse foi meu último ano aqui, mas tenho uma gratidão imensa em meu coração", afirma.

Atualmente 145 funcionários trabalham no Cies prestando serviços educacionais e terapêuticos com atendimento de fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, dentistas, médicos, nutricionistas, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais, além da musicoterapia. O Centro também oferece outras atividades aos alunos como, dança, teatro, informática, natação, educação física, música, projeto de leitura e núcleos de apoio à família e produção de recursos pedagógicos.