Liceu apresenta VI Mostra de Curtas de Direitos Humanos

Poucos dias antes do Dia Internacional dos Direitos Humanos, alunos da 2ª série do Ensino Médio do Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis- Liceu Piauiense, estarão apresentando na manhã desta terça-feira (20), das 08h às 12h, no Theatro 4 de Setenbro, as produções cinematográficas autorais que buscam refletir sobre o tema. Todos os filmes fazem parte do Projeto Curta Liceu Direitos Humanos 2018.

Com uma função social ativa, a escola é importante na construção de uma sociedade participativa, por isso a importância de momentos que estimulem a formação dos alunos para a convivência em uma cultura de diversidade e de direitos. O desafio é criar um ambiente escolar que valorize as diferenças, que combata as desigualdades, que construa o respeito e solidariedade. Esse é o grande desafio para a educação em Direitos humanos.

"Nós acreditamos que a vivência dos Direitos Humanos na escola abrirá espaços para o diálogo, a crítica, a tolerância, a compreensão e o respeito ao outro, enfim, para a democratização da escola e o Cinema serve como um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na formação de nossas crianças e adolescentes", explica o professor Leônidas.

Deste pensamento surgiu o Projeto ’Curta Liceu Direitos Humanos 2018’, que procura agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas, para que se chegue a um espaço de discussão permanente dentro da Escola. A programação da VI Mostra de Curtas também conta com palestras, debates e oficinas para aprofundamento da temática.

Logo depois da apresentação de cada filme, os estudantes deverão ser avaliados através de análise do interesse, participação, realização das atividades orais, escritas e práticas em sala de aula.