Seduc oferece Educação Profissional com o Pronatec Prisional

Teve início nesta segunda-feira (11) e hoje (12), as aulas  dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, com oferta de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC), na Modalidade Pronatec Prisional.

O Pronatec  Prisional tem como objetivo expandir a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para população brasileira, ampliar oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada às pessoas  cumprindo alternativas penais em todos os regimes- fechado, semiaberto e aberto, além de egressos  do sistema  prisional e pessoas em cumprimento de alternativas penais.

Estão sendo beneficiados com os cursos cerca de 200  reeducandos dos  municípios de  Altos, na Colônia Agrícola Major César Oliveira; em Bom Jesus, na  Penitenciária Regional Dom Abel  Alonso Nunez; em Esperantina, na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga  Rebelo; em Oeiras, na Penitenciária Regional de Oeiras; em Parnaíba, na Penitenciária Mista Juiz Fortes Ibiapina; em Picos na Penitenciária Regional José e Barros e em Teresina, na Casa de Custódia e Penitenciárias  Regional Irmão Guido e  Feminina.

Os cursos oferecidos são de Horticultor Orgânico, Microempreendedor Individual, Auxiliar de Cozinha e Padeiro. Os cursos deverão considerar as características e conhecimentos prévio dos homens e mulheres atendidos, a fim de promover seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, além do espírito de coletividade, e também avaliar as melhores possibilidades tanto na vida pessoal como no mundo trabalho.

Através do Pronatec, a Secretaria de Estado de Educação do Piauí disponibiliza todo o material didático e fardamento aos alunos.