Educadores participam de formação do Jovem de Futuro

Com o objetivo de analisar os resultados das escolas e avaliar a situação em relação às metas, está sendo realizada nesta terça-feira (13), no auditório do Diferencial Eventos, mais uma Etapa N3 da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR), da ferramenta de gestão Jovem de Futuro.

Participam do evento o superintendente de Ensino Superior, Ellen Gera; superintendente Institucional, José Barros Sobrinho; diretora da Unidade de Gestão de Pessoas, Francisca Mascarenhas; gerente do Ensino Médio da Seduc, Clebe Gonçalves; coordenador de Avaliação Educacional da Seduc, Cosme Carvalho; diretora do Centro de Formação Antonino Freire, Gildeth Milu; dentre outros.

A SMAR consiste em reuniões envolvendo diferentes instâncias de gestão para monitorar e avaliar os Indicadores de Execução do Plano de Ação, os indicadores estruturantes, a frequência dos estudantes, as aulas ministradas e os resultados das avaliações educacionais, dentre outros.

A solenidade de abertura teve a participação das finalistas do concurso Batalha de Vozes da Unidade Escolar Barão de Gurgueia, Ariele Freire e Maria Eduarda Sousa. Na oportunidade cantaram a música Meu Abrigo e Velha Infância.

Em seguida o superintendente de Ensino Superior, Ellen Gera, esclareceu a importância do momento e a estratégia proposta para o dia. "A SMAR facilita a identificação das escolas que estão executando seu Plano de Ação e conseguindo resultados de aprendizagem e daquelas que estão em dificuldades para alcançá-los, além de permitir a articulação e o trabalho coordenado entre a instância e a realização da SMAR", esclarece  Ellen Gera, destacando que dessa forma poderão ser desenvolvidas atividades e intervenções que subsidiem a tomada de decisões nas escolas que precisam corrigir rotas ou replanejar suas ações.

Na sequência o gerente da Unidade de Ensino Aprendizagem, Clebe Gonçalves, fez uma fala em uma abordagem de significar o plano de ação para as regionais tratando de modo reflexivo temas como; elaboração, consistência e postagem. Ainda nesta etapa o gerente abordou pontos importantes que se referem às ações realizadas.

O ponto alto do evento foram as mesas temáticas, onde os educadores se dividiram em cinco equipes, cada uma com um tema. A cada 25 minutos de discussão, os participantes eram convidados a se direcionar a outra mesa temática. Cada grupo apontou pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. Sobre as mesas os participantes contavam com um conjunto de informações que orientou as análises e discussões sobre o tema como Aprovação e Reprovação, Abandono, Proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, Plano de Ação da Regional, Matrícula e Sistema.

Ao final do evento está prevista uma avaliação geral das escolas pelos técnicos do Jovem de Futuro, abordando os pontos positivos e negativos da ferramenta de gestão.

A Etapa N3 da Sistemática de Monitoramento e Avaliação de Resultados (SMAR) é uma realização da Secretaria de Estado da Educação, através da ferramenta de gestão Jovem de Futuro em parceria com o Instituto Unibanco. Participam do encontro 65 educadores entre gestores das regionais e equipe SEDUC.