Mais 60 municípios iniciam curso de administração EAD

Com o mesmo objetivo de levar educação às mais longínquas comunidades, aliando ensino e tecnologia, o Canal Educação transmitiu na manhã deste sábado (10/11), a aula inaugural para a segunda turma do curso de Administração da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), no estúdio do Canal Educação, anexo à TV Antares.

Estiveram presentes o Secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, a deputada federal Rejane Dias, o magnífico reitor da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Nouga Cardoso, dentre outras autoridades da administração superior da UESPI e diretores do Núcleo de Educação a Distância - NEAD, bem como representantes dos parceiros do programa UAPI, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Coordenadoria do Programa de Educação por Mediação Tecnológica (COPEMTEC), Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e Governo do Estado.

Durante a aula, o secretário de educação falou da importância de todo o projeto para o estado. "O Canal Educação não tem uma visão restrita apenas a um canal de TV. A dimensão está além disso, o aspecto de inclusão social é muito grande, ele permite que possamos chegar a comunidades que não tinham ensino de jeito nenhum, onde até havia oportunidades, mas não tinham mão de obra para oferecer educação, e nós chegamos até eles por meio da mediação tecnológica e estamos chegando para mais 60 municípios com o curso de administração, daí a necessidade de não deixarmos essas pessoas sem oportunidades. Vamos continuar avançando e chegar a todas as cidades do Piauí", afirma o secretário.

A deputada federal Rejane Dias disse que é mais um sonho realizado para todos os novos estudantes do curso de administração. "É uma felicidade imensa, e nós queremos levar essa experiência do Canal Educação para a Câmara Federal. Faço parte da comissão de educação e falarmos dessa experiência de chegar a universalização do ensino superior em todos os nossos municípios é algo inédito, em nenhum estado do Brasil existe o que nós temos aqui no Piauí, então seria extremamente importante darmos essa visibilidade a esse projeto a nível nacional", afirma a deputada.

Com a mediação, os professores ministram a aula dos estúdios do Canal Educação (Teresina) e os alunos as recebem via mediação tecnológica dos 60 municípios (polos), assim interagindo ao vivo através de equipamentos instalados nas suas salas de aula. A distribuição das aulas é feita em aulas gravadas e aulas ao vivo, durante a semana acontecem as aulas gravadas e nos finais de semana as aulas ao vivo.

De acordo com a técnica do Canal, Viviane Carvalhedo, além da aula inaugural, outra aula do curso de administração acontece concomitantemente. "Estamos com duas etapas, onde a primeira está com a disciplina de Direito e a segunda, a que tem a primeira aula hoje, a disciplina de Introdução a Educação a Distância. As aulas acontecem em estúdios diferentes, onde cada uma atinge 60 municípios distintos?, comenta a professora.

Para a professora de direito, Clarissa Castelo Branco, dar aula para o canal é uma experiência muito boa, muito interessante. "O alcance de uma aula dessas é muito maior, você dá aula no estúdio e embora você não esteja vendo presencialmente nenhum aluno, eles estão participando direto através do chat com os questionamentos e você ainda tem a oportunidade de alcançar uma quantidade enorme de pessoas que você não faria, caso fosse presencial com a mesma qualidade. É uma experiência engrandecedora".

O NEAD está em 155 municípios piauienses, sendo 120 destes, no programa UAPI e 35 no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta 7 cursos de graduação e 13 de pós-graduação.

"Estamos iniciando a segunda turma da UAPI. A primeira teve início ainda em 2017 em 60 municípios e a segunda com mais 60, onde ao todo, temos 120 municípios cobertos pela UAPI que tem como grande objetivo levar o ciclo completo da educação para todos os municípios do estado. No momento a prioridade é cobrirmos todo o Piauí com o curso de administração, daí vamos começar a falar de especialização e diversificação de cursos, afirma o superintendente de educação superior da Seuc, Ellen Gera.

A Seduc é a mantenedora dos polos da UAB e UAPI, sendo responsável diretamente no que diz respeito à infraestrutura física, tecnológica e administrativa.