Seduc realiza Encontro Operacional com técnicos do Pronatec

A  Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), realiza nessa quinta e sexta feira (08 e 09), na  Sala de Treinamento do Tribunal de Contas e  da Controladoria Geral do Estado (CGE),  O III Encontro Técnico Operacional  com todos os Orientadores do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  Na oportunidade, reúne os técnicos que coordenam e supervisionam as diversas modalidades do Pronatec, como Programa Mulheres Mil, Pronatec Prisional, MedioTec Presencial, MedioTec EAD e Rede-eTec.

O evento tem como principal objetivo  informar sobre os indicadores  da oferta do Pronatec em todo o estado, Sistema  Nacional de Informações de Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), Diploma/ Certificação e Planilha de Pagamentos dos beneficiários.

No primeiro momento do dia 08, aconteceu a reunião  com os professores do Pronatec Prisional, uma nova oferta no Piau. Na oportunidade  a Diretora da Uetep e Coordenadora Geral do Pronatec no Piaui, Adriana Moura, especificou sobre o trabalho de excelência que a equipe do Programa do Pronatec da  Seduc, dos profissionais que estão nas escolas e nas gerências regionais. Ela falou do esforço  que os mesmos vêm realizando neste últimos anos para fazer com que o Pronatec do Piauí seja um dos melhores do Brasil. "Gostaria de dizer que o Pronatec é um programa que idealiza a profissionalização com acesso ao ensino técnico profissional de uma forma muito tranquila, transparente e bem pensada. É um privilégio hoje, no estado do Piauí, estarmos ofertando turmas do Pronatec Prisional, dando oportunidade às pessoas que hoje são reeducandos privados de liberdade e para isso contamos com um grande parceiro que é a Secretaria de Justiça".

Na sequência, aconteceu a palestra sobre  Educação, Cidadania e Direitos Humanos pela advogada Andreia Marreiro e, logo depois, a palestra sobre Qualificação Profissional no Sistema Prisional Brasileiro, pela representante do Ministério da Segurança Pública, Letícia Maranhão e no final da manhã a Assessora Técnica do Pronatec e Pedagoga, Viviane Ribeiro esclareceu sobre a implantação do Pronatec no Sistema Prisional do Piauí.

Na parte da tarde, na sala de treinamento da CGE,  os orientadores foram informados sobre  os indicadores da Oferta do Pronatec no Piauí nos últimos anos.

Hoje, serão  feitas as orientações pedagógicas de cada modalidade e acompanhamento psicossocial realizados nas gerências regionais.