Escolas do Piauí ampliam conquistas na Jornada de Foguetes

 

Depois da conquista dos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Governador João Clímaco DAlmeida, que foram medalha de ouro, na categoria que disputou, na 12ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) e 18º Jornada Brasileira de Foguetes, mais escolas do Piauí conseguem bons desempenhos na competição. Alunos dos Centro Estaduais de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado e João Henrique, de Teresina e CETI João Ferry, de Agricolândia voltaram da fase nacional, que ocorreu em Barra do Piraí - RJ, com medalhas e troféus.  

O convite aos estudantes para participar da Jornada de Foguetes aconteceu após eles lançarem seus foguetes a mais de 100 metros de distância, na primeira fase do nível quatro (alunos de níveis médio e superior) da MobFog, em maio deste ano. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante, utilizando uma mistura química. Foram 151 equipes selecionadas em todo Brasil para a Jornada de Foguetes, que foram divididas em cinco turmas para lançamentos. Do Piauí, participaram cinco escolas, sendo quatro públicas estaduais e uma filantrópica.

A diretora do CETI Pinheiro Machado, Rejane Coelho, comemorou o segundo lugar na 4ª turma e parabenizou os estudantes Davylly Kaylane e Victor Emanuel, participantes da competição. Auxiliados pelo professor Wilton Pereira, os seis alunos construíram os foguetes durante as aulas de robótica, atividades extras de sala de aula ofertada pela escola.

"A escola está muito feliz, e todos os demais alunos ficaram na expectativa e na torcida, para nós é muito gratificante.  Uma vez que vemos o trabalho de sala de aula, indo além dos muros da escola", explica a diretora.


 

As equipes piauienses contaram com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para que os alunos pudessem participar da competição, com inscrição, passagens e ajuda de custo.

O CETI João Henrique de Almeida conquistou o primeiro lugar (ouro) da 4ª turma nos lançamentos realizados entre 05 e 08 de novembro. A equipe é formada pela professora Lívia Santos e os alunos Sauan Rodrigues, Mariana Bezerra e Douglas Resende.

"Os nossos alunos participam todos os anos do evento e já iniciaram a preparação em maio com os lançamentos na escola, todos participam. Nas salas os professores de física e química, junto com a gestão, motivam a todos participarem, além da ajuda da equipe do ano anterior", destaca a diretora.


 

Também conseguiram bom desempenho na Mostra os alunos do CETI João Ferry, de Agricolândia, que conquistaram o primeiro lugar também na 4ª turma, que premiou com ouro as equipes que atingissem lançamentos acima de 140 metros. Os alunos Francisco Junior, Jefferson Lopes e Luan Alves, do 2°ano do Ensino Médio, compuseram a Equipe Planeta X, acompanhados da professora de física Francisca Mayara.



"Toda a comunidade escolar está feliz com o resultado. As equipes docente, gestora e administrativa colaboraram para realização da MOBFOG nas escolas e posterior participação na Jornada Brasileira de Foguetes. Agradeço em especial a coordenadora pedagógica, Juliana Sousa, o diretor Francisco José, DA Supervisora de Ensino, Florize Lima e a coordenadora de Olimpíadas na escola, Josileia Moraes", observa a professora.


 

A MOBFOG e Jornada de Foguetes

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Da Jornada de Foguetes participam cerca de 200 equipes de alunos (constituídas de 1 professor e no máximo 3 alunos) do ensino médio dentre aquelas com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete.

Foram distribuídos cerca de 70 troféus de campeões, 70 de vice-campeões e cerca de outros 60 troféus e menções honrosas às equipes participantes da Jornada de Foguetes. Medalhas e certificados foram enviados às escolas de todo Brasil que participaram da MOBFOG. As medalhas e certificados da MOBFOG estão sendo enviadas às escolas.