Encontro define detalhes da participação do PI nos JEJs

Na manhã desta quarta (07) técnicos da Secretaria de Estado da Educação e representantes da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi) se reuniram com pais de alunos e técnicos das modalidades esportivas para informar todos os detalhes e instruções relacionados a participação da delegação piauiense que irá participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude que acontece de 12 a 26 de novembro no Rio Grande do Norte.

A Delegação piauiense é composta por 208 atletas que irão competir em 10 modalidades individuais e coletivas que este ano estarão dispostas da seguinte forma: Ciclismo, Natação, Volei de Praia, Tênis de Mesa e Xadrez competem na primeira semana de 12 a 16 de novembro, atletismo, badminton e futsal competem na segunda semana de 17 a 21 de novembro e na última semana, de 22 a 26 de novembro, os piauienses competem no handebol e judô.

Durante a reunião o chefe da delegação e representante da Fundespi , Manoel Otoni Batista, informou os horários e datas de partidas dos ônibus, hotel que a delegação irá ficar hospedada, equipamentos a serem utilizados, bem como todo o procedimento que é feito durante os dias de competições, alimentação, entre outros.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A regionalização por etapas permite que cidades com infraestrutura menor também possam sediar o evento.

A fase nacional tem 14 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling. As etapas regionais serão disputadas por cerca de 1.100 atletas. Nelas serão definidos os classificados do basquete, futsal, handebol e vôlei para a fase nacional de Natal, nas duas categorias etárias.

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude terá a participação de quase 6 mil atletas de todos os Estados brasileiros e mais uma delegação do Japão que participará como país convidado.