Seduc abre pré-matrícula para alguns Cetis e Ceeps

Para os alunos da rede pública do estado, o próximo ano letivo já se aproxima e seis escolas em tempo integral e quatro de educação profissional vão abrir, nos próximos dias, teste seletivo para os novatos. A partir do dia 19 de novembro até o dia 23, os interessados deverão comparecer presencialmente na própria escola com os documentos de identificação em mãos (lista completa de documentos no link do edital logo abaixo) para a pré-matrícula e inscrição do teste seletivo. Após a realização das provas, que serão entre os dias 1º e 3 de dezembro, os aprovados estarão automaticamente matriculados na rede. Os editais estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação, na seção editais. Lá é possível verificar a quantidade de vagas para cada escola.

A diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc, Ana Rejane Barros, explica o motivo da realização do exame apenas nestas escolas. "O teste é um critério mais justo para o ingresso dos novos alunos em escolas que já têm uma tradição de seleção porque vai avaliar o nível de conhecimento que ele está trazendo. São alguns Cetis e Escolas de Educação Profissional de Teresina, Piripiri e Floriano, que têm tradicionalmente uma procura muito grande. São escolas que geralmente os alunos ficam em fila para conseguir uma vaga. Então nós vamos acabar com esse desconforto e proporcionar a esses alunos uma forma de ingresso mais transparente", explica a professora Ana Rejane Barros.

VEJA A LISTA DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL QUE IRÃO REALZAR OS TESTES SELETIVOS:

GRE (Gerência Regional de Educação)

Município

Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti)

Piripiri

Ceti José Narciso da Rocha Filho

Teresina

Ceti Zacarias de Gois (Liceu Piauiense)

19ª

Ceti João Henrique de Almeida Sousa

20ª

Ceti Gov. Dirceu Mendes Arcoverde

Ceti Profº Raldir Cavalcante Bastos

Ceti Didácio Silva

GRE (Gerência Regional de Educação)

Município

Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep)

10ª

Floriano

Ceep Calisto Lobo

Ceep José Pacífico de Moura Melo

19ª

Ceep Monsenhor José Luís Barbosa Cortez

Ceep Prefeito João Mendes Olímpio de Melo

Logo após o resultado dos testes seletivos para essas unidades citadas anteriormente, a Seduc vai abrir as matrículas gerais da rede para as 660 escolas em todo o estado. A partir do dia 3 de dezembro e até o dia 21, será possível matricular os novos alunos pelo site www.seduc.pi.gov.br em um link que será disponibilizado na página. Vale lembrar que os alunos que não tiverem êxito no teste seletivo poderão concorrer às vagas gerais, inclusive em outras escolas, junto com os demais estudantes a partir do dia 3 de dezembro.

Nesta semana, técnicos da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (Ugie) e da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja) estão nas Gerências Regionais de Educação (GREs) juntos com os gestores das escolas afim de concluir o balanço do número de vagas que serão ofertadas em 2019. No ato da matrícula, a lista estará atualizada no site da Seduc.