Escola do Piauí conquista prêmio na Mostra de Foguetes

Os estudantes Lucas Leal, Carlos Silva e Marcos Antônio Albuquerque conquistaram o primeiro lugar na 12ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), que ocorreu nos dias 31/10 e 01/11, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Os adolescentes são estudantes do 3º ano do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Governador João Clímaco D?Almeida, de Teresina.

Essa foi primeira vez que a escola participou do evento, que contou com 151 equipes de todo o país. Com a ajuda do professor de matemática da escola, Leandro Almeida, eles construíram um foguete com base de madeira, garrafa pet, gasolina, canos de PVC e fita isolante. Foram os próprios alunos que confeccionaram com ajuda do professor.

"Em nenhum momento, os meninos desanimaram. Eles tinham certeza de que estavam ali não somente para competir, mas para aprimorar os seus conhecimentos. Tenho muito orgulho da minha equipe", ressalta professor Leandro.

O convite aos estudantes para participar da Jornada de Foguetes aconteceu após eles lançarem seus foguetes a 157 metros de distância. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa PET, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante, utilizando uma mistura química. Também participam do evento alunos do CETI Pinheiro Machado.

Os alunos construíram o foguete durante as aulas e atividades extras de sala de aula ofertada pela escola. A equipe piauiense contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da 4ª Gerência Regional de Educação para que os alunos pudessem participar da fase nacional da competição.

O CEEP Governador João Clímaco D?Almeida homenageia os alunos vencedores nesta terça-feira (06), às 9h.

A Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) são eventos abertos para escolas públicas e privadas. Podem participar alunos do 1º ano do Ensino Fundamental até estudantes do último ano do Ensino Médio.