Seduc participa de Seminário sobre a BNCC na Uespi

Após um longo trabalho de estudo e formulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Piauí, a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) começa a disseminar entre a sociedade os principais pontos da mesma e a acrescentar a participação da comunidade acadêmica. Na manhã desta segunda-feira (05), o secretário de Estado da Educação, Hélder Jacobina, participou do I Seminário de Implementação da BNCC da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) que reuniu alunos, ex-alunos e professores pesquisadores, no auditório Goethe Sandes, no campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu, zona sudeste de Teresina para a troca de informações e complementariedade da base. "Nós vamos mostrar aqui como a BNCC está sendo implantada no nosso estado", frisa o secretário.



Na oportunidade, a Seduc ressaltou a mobilização dos estudantes que estão no Ensino Superior e podem deixar suas contribuições ao currículo. "É importante que eles participem da consulta pública na construção do Currículo do nosso estado. Este é o momento dos estudantes se cadastrarem na plataforma, analisarem o currículo e deixarem suas sugestões para que o currículo fique cada vez mais legítimo", acrescentou a professora Marília Aragão, gerente do ensino fundamental da Seduc.


As professoras organizadoras do Seminário e do programa de Residência Pedagógica da Uespi entendem que esse é o caminho para chegar a um acordo comum que possa beneficiar a todos, "a BNCC é um tema de interesse do público em geral, principalmente dos educadores. Hoje vamos ter uma coparticipação da proposta, dos textos que estão sendo produzidos de uma forma coletiva", disse a professora doutora Eliene Pierote, coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica da Uespi.



Andrey Lira é um dos alunos pesquisadores do Projeto sobre a BNCC e apesar do pouco tempo de pesquisa ele já entende esta oportunidade como uma forma do professor melhorar o potencial do aluno em sala de aula a partir de suas habilidades. "Para mim é muito gratificante como aluno e futuro professor participar da construção currículo que vai ser implementado e utilizado em todas as escolas do Piauí. Principalmente tratando de competências que envolvem a vida das crianças como futuros adultos e agentes efetivos dentro sociedade", explica Andrey Lira.



Durante todo o dia, professores agentes na construção da base puderam explicar o que já foi feito no currículo do Piauí. O primeiro foi o professor doutor Carlos Alberto Silva, que também é superintendente de Ensino da Seduc, com o tema "O panorama de construção da Base Nacional Comum Curricular do Piauí".