Seduc distribui água e chocolate nos locais de prova do ENEM

No primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos relatos parecidos com esse, "eu estou um pouco nervosa, porque todo mundo fica apreensivo, mas acredito que vai dar tudo certo", disse Ana Júlia, a aluna de 17 anos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dirceu Mendes Arcoverde, mais conhecido como Colégio da Polícia Militar. Por coincidência, ela fez a prova no mesmo local que estuda, no bairro Morada do Sol, na zona leste de Teresina, onde uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estava distribuindo água mineral, chocolate e palavras de apoio em plaquinhas para os estudantes logo na entrada, por isso ficou mais calma, mesmo sabendo que o curso que ela quer é muito concorrido, "o meu foco é medicina. Fiz os dois últimos anos para teste justamente para poder me adaptar à prova".

Ana Júlia tem certeza que se preparou o suficiente para isso e com todos os recursos oferecidos pela Seduc: "eu passei o ano me preparando. A escola ofereceu vários simulados e revisões. Fora as outras revisões do Pré-Enem Seduc e o aplicativo do Canal Educação, no qual eu pude praticar questões e redação. Aproveitei tudo".

A jovem é uma das mais de 97 mil pessoas que realizaram a primeira prova do Enem no Piauí. O secretário de estado da educação, Hélder Jacobina, também esteve no colégio que Ana Júlia fez a prova recepcionando todos. "Este é o momento final, é o ápice da preparação, o coroamento de todo o esforço ao longo do ano, após as 37 revisões do Pré-Enem Seduc. Por isso estamos aqui para dar apoio, para falar que acreditamos no potencial dos alunos da rede pública, porque sabemos que nosso aluno está preparado. Nós, do governo do estado do Piauí, estamos muito felizes por ter ajudados milhares de pessoas, e agradecemos a confiança", relatou o secretário.

Em todo o estado, diretores e os representantes das Gerências Regionais de Educação (GREs) se mobilizaram nos locais de prova para dar o apoio emocional que eles tanto precisavam minutos antes do exame, "é um momento muito gratificante, após um ano de trabalho, poder estar aqui e dizer para eles que vai dar tudo certo. Essa ação que ocorre em todo Piauí é justamente para eles perceberem que nós estamos juntos", disse a professora Luisa Vieira, gerente 20ª GRE.

Gustavo Leite, que estuda da Unidade Escolar Lourival Parente, na zona sul de Teresina, estava bem tranquilo e confiante, "fui para as revisões, assisti as aulas, já é o segundo ano que faço o Enem e por isso estou calmo". O garoto gostou da ideia da Seduc de estar na entrada da escola com palavras de apoio, água e chocolate, "isso nos dá força".

Em todo o estado, 32 municípios serviram como sede para a realização das provas em 312 locais. Mais de 500 policiais estavam a postos para evitar qualquer tipo de fraude e uma equipe com representantes das Polícias Militar e Federal, Corpo de Bombeiros, Correios, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Eletrobras estavam de plantão no Centro Integrado de Comando e Controle do Piauí, na sede da Secretaria de Segurança Pública.