Escolas escolhem obras literárias pelo PNLD Literário 2018

Foi prorrogada, até o dia 05 de novembro, a escolha das obras literárias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) Literário 2018. Anteriormente, a data para a escolha era até o dia 31/10, e foi prorrogada em virtude das dificuldades de acesso ao sistema para a inclusão de livros literários nas escolas públicas de todo o Brasil.

Podem realizar a escolha as escolas que tenham alunos na educação infantil, da creche e pré-escola; alunos nos anos iniciais do ensino fundamental do 1º ao 5º ano e escolas com alunos do ensino médio, todas constantes do censo escolar de 2017.

"É a primeira vez que o MEC/FNDE assegura a escolha e envio de obras literárias para o ensino médio. É fundamental que as escolas consigam inserir a escolha dessas obras no sistema PDDE interativo. Esse material, com certeza, comporá um acervo indispensável para alunos e professores", informou a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção (Ugie), Ana Rejane

É necessário que o diretor da escola acesse o sistema PDDE Interativo, para que seja disponibilizada pelo sistema uma chave de acesso. Essa chave vai possibilitar a visualização de todas as obras literárias. A chave deverá ser repassada aos professores para acessarem os livros literários. 

A equipe escolar tem acesso ao Guia Digital onde contém as Resenhas das Obras Literárias e o passo a passo para escolha já se encontram no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (www.fnde.gov.br).

Após esta etapa os professores fazem um estudo reflexivo nas resenhas e escolhem o material mais adequado a Proposta Pedagógica da Escola registrando a 1ª e 2ª opção dos títulos que despertem na classe discente o lúdico da leitura e, com isso desenvolver projetos voltados para o desenvolvimento integral dos alunos.

"Hoje a UGIE enviou a lista atualizada das escolas que não iniciaram ou não concluiram o processo no sistema para que as Gres mobilizem e facilitem essa inserção", completou Ana Rejane.

PNLD Literário 2018

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita, às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e também às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.