Seduc realiza capacitação para aplicação do SAEPI

Nesta terça (30) e quarta (31), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza a formação das equipes envolvidas na aplicação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI),  que acontece no Blue Tree Hotel.

A capacitação é destinada para os 244 técnicos das Gerencias Regionais de Educação e supervisores municipais responsáveis pela coordenação e formação dos técnicos das escolas e professores irão trabalhar na aplicação do SAEPI.

A formação é realizada pela Coordenadoria de Avaliação Educacional e Currículo, setor pertencente a Superintendência de Ensino, e é responsável pela avaliação de todo o sistema de ensino da rede estadual.

"Neste primeiro momento realizamos a formação dos coordenadores estaduais e municipais com relação a logística de aplicação do teste. Isto é importante para que a equipe tome ciência dos itens que compõe a prova elaborada para avaliar o nível de proficiência na língua portuguesa e matemática dos alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino. Além de sanar dúvidas sobre a prova, uma vez que os aplicadores locais não podem ser professores de português e matemática", explica Cosme de Carvalho, coordenador do Caec.

Durante a formação os aplicadores serão orientados a intensificar a mobilização para a prova na comunidade escolar. A prova SAEPI acontecerá no dia 28 de novembro.

O SAEPI é um sistema de avaliação criado em 2011 pela Secretaria de Educação, que funciona em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd) e tem objetivo de avaliar a qualidade do ensino e o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.