Mais de 600 escolas do Piauí participam da Semana Presente



A segunda edição da Semana Presente foi realizada entre os dias 22 e 27 de outubro e envolveu todas as escolas da rede pública estadual. Com o tema "Nutrição e Alimentação", a ação faz parte do Pacto pela Aprendizagem, que consiste em um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, trabalhando com a perspectiva de mudar o cenário da educação.

De acordo com a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, Ana Rejane Barros, a Semana Presente teve como objetivo agregar a mobilização da Comunidade Escolar e local, revitalizar os conselhos escolares, implantar a cultura da frequência escolar e da corresponsabilidade de todos com a educação ministrada nas escolas da Rede Pública Estadual com o resultado de aprendizagem dos alunos.


Para a gestora, a escolha do tema foi baseada no fato de que "abordar a saúde na escola é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos alunos, dos professores e da comunidade em geral, além de conscientizá-los sobre a necessidade de uma vida saudável. Nesse processo, a escola é essencial para formação dos cidadãos em seus mais variados aspectos, e a saúde é um desses aspectos em que a escola atua", explica. "Aproveitamos para parabenizar os gestores das escolas pelo sucesso dessa segunda edição da Semana Presente, fruto de todo seu envolvimento e também da organização", comemora.

A primeira edição foi realizada no mês de agosto, em alusão ao Dia do Estudante, e teve como tema principal "O protagonismo estudantil: a voz do aluno na escola", com o objetivo de incentivar, por meio de diferentes atividades, o protagonismo estudantil capaz de contribuir com a gestão escolar.

A partir do tema escolhido, as escolas fizeram atividades voltadas para organização do grêmio escolar e representantes de turmas incentivando os próprios estudantes a conduzir as discussões quanto à organização escolar. O evento também atuou no fortalecimento da relação professor/aluno e a atuação do ponto de vista do protagonismo, visando estreitar esta relação em sala de aula.