Seduc realiza formação para professores de matemática

Com o intuito de fortalecer as ações de formação continuada com os professores, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Lemann, realizou essa semana uma formação para professores de matemática da rede estadual de educação, o Mathema. A ação faz parte do Pacto pela Aprendizagem e a primeira rodada presencial acontece até o fim desse mês.

Viviane Carvalhedo, coordenadora do Pacto pela aprendizagem, explica que a formação do Mathema tem como objetivo estimular a pesquisa, além de experimentar novos métodos de ensino e aprendizagem, assessorando as redes de ensino, formando professores, provendo publicações, materiais e recursos pedagógicos que contribuam para o processo educativo e a melhoria da matemática nas escolas.

Para o professor de matemática da 18ª Gerência Regional de Educação, Luís Júnior, a formação do Mathema foi uma experiência engrandecedora. "Foi uma oportunidade de aprendermos mais e melhorarmos a nossa metodologia em sala de aula, a nossa prática docente e podermos transformar o aluno em um ser protagonista. Vou levar os conhecimento e multiplicá-los na minha regional", afirmou o professor.

Nos dias 16 e 18 de outubro já foi realizado o primeiro encontro presencial nos polos de Bom Jesus e Picos, que contou com a participação de cerca de 50 professores de matemática lotados nas Gerências Regionais de Educação (GRE’s) das regiões sul e sudeste do Estado. Essa semana foi a vez da região norte, Teresina e Grande Teresina. As aulas aconteceram no Centro de Formação Antonino Freire, com a participação de 70 participantes.