Estudantes participam da Olimpíada Piauiense de Matemática

 

Em um esforço conjunto para incentivar o estudo da matemática, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI) estão realizando a 10ª Olimpíada Piauiense de Matemática (OPIM). A aplicação das provas da 1ª etapa acontece nesta quarta-feira (17).

 

A competição é direcionada aos estudantes de escolas do Estado do Piauí, da rede pública e privada, que estejam cursando do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio. Tem o objetivo de despertar nos alunos a curiosidade sobre a Matemática e a vontade de querer aprender e solucionar problemas matemáticos; descobrir jovens com talento e colocá-los em contato com profissionais e projetos de pesquisa de alto nível propiciando o desenvolvimento de uma carreira científica e tecnológica e contribuir para a integração das escolas com a universidade.

 

Na última edição, a OPIM envolveu apenas dois municípios. Desta vez, a expectativa é de contar com a participação de pelo menos 50 municípios e 20 mil estudantes. O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Desembargador Pedro Sá, de Oeiras, é uma das escolas que se inscreveram para a olimpíada.


 

"Estimulamos a participação dos estudantes em todas as competições de conhecimento e temos grandes destaques sempre. A Olimpíada Piauiense de Matemática é uma grande oportunidade para nossos alunos, que sonham em um dia estarem na universidade, muitos no próprio curso de matemática. Estamos sempre disponíveis para parcerias como esta", declara o diretor da escola, Edgar Sousa.

 

A 10ª Olimpíada Piauiense de Matemática também visa selecionar e treinar estudantes para representar o Piauí em competições nacionais e internacionais de Matemática e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. A 2ª fase será dia 17 de novembro.