Escola Agrícola ganha Prêmio de Educação Profissional

A Escola  Família Agrícola dos Cocais  ganhou o 1° lugar, entre as escolas  da modalidade Educação Profissional, na etapa  estadual do IV Circuito de Ciências das Escolas da Rede Pública de  Ensino do Estado do Piauí  promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesse ano teve o tema Ciência para redução das Desigualdades.




A escola foi premiada com o Projeto Profissional do Jovem - PPJ, um instrumento pedagógico utilizado pelos CEFFAs (Centros Familiares de Formação em Alternância)  que tem por objetivo geral encaminhar o jovem para a profissionalização do trabalho rural, no sentido de melhorar renda e a qualidade de vida da família, servir como facilitador para o encaminhamento do jovem para o mundo do trabalho e como um elemento de desenvolvimento econômico e social do meio rural.



O projeto será desenvolvido em conjunto com os projetos produtivos dos estudantes e egressos da Escola Família Agrícola dos Cocais localizado no município de São João do Arraial, Piauí, onde os mesmos são desenvolvidos desde   de 2011 dentro do Território dos Cocais.



O estudo é desenvolvido com dois públicos, sendo que o primeiro será com os estudantes da escola que irão construir o Projeto Profissional do Jovem (PPJ) e o outro público será composto por egressos da escola que já implantaram seus projetos.




A primeira etapa do estudo será a elaboração do Projeto Profissional do Jovem (PPJ) com os estudantes da EFA COCAIS, nesta etapa será feito um levantamento detalhado das necessidades das famílias e do potencial que suas propriedades oferecem. Essa etapa é chamada de diagnóstico, de posse dessas informações, será feita a decisão sobre o possível empreendimento a ser desenvolvido no local. 


Tomada a decisão, iniciará uma segunda etapa chamada de análise de viabilidade que, na prática, é uma análise real das condições que se tem e se o empreendimento proposto terá sucesso, incluindo a análise de mercado e capacidade de geração de renda. Se definido como viável o empreendimento, inicia-se a elaboração do Plano de Implementação, onde se faz o inventário da área, destacando-se o que já se tem na propriedade; define-se o local para a instalação do empreendimento; e se faz todo o levantamento de material e mão de obra necessária para a sua consecução.


Os professores envolvidos estarão presentes em todas as etapas do projeto, acompanhando e monitorando as ações dos participantes, buscando orientar e estimular o trabalho e a cooperação entre os mesmos.