Escola realiza ação comunitária de saúde no Dirceu

Com o objetivo de desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de agravos para a comunidade em torno da escola, o Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado realizou sábado (29/09) a culminância do Projeto "Pinheiro Saúde". O evento proporcionou ações gratuitas como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, entrega de escova de dentes e creme dental, entre outras ações voltadas à saúde no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina.

Os 220 alunos no Ensino Médio Integral da escola, professores e demais profissionais do CETI desenvolveram as atividades contando com a parceria de profissionais de entidades como Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, CRAS zona sudeste, Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEDUC), Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), universidades Federal e Estadual, faculdades rádios, jornais e canais de televisão, ONG?s, entre outros.

A diretora da escola, Rejane Coelho, revela que foram atendidas mais de mil pessoas entre familiares e cidadãos da região.

"O Projeto é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. Não se pode mais pensar a Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão, acreditamos que esse Projeto irá contribuir de fato com o fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas à promoção da saúde e melhoria na qualidade de vida de nossa comunidade", observa a diretora.

Na oportunidade os participantes também tiveram acesso à aulas de zumba, orientações sobre alimentação saudável, diabetes,  hipertensão,  AVC, obesidade, doenças da mente, consumo de drogas, orientações nutricionais, com a presença de nutricionistas e enfermeiros.

"A parceira com profissionais de saúde em atuação nos núcleos de saúde, em conjunto com professores, alunos e direção da escola proporciona o surgimento de agentes multiplicadores de informações, facilitando assim a adoção de estilos de vida saudáveis com repercussões positivas para toda a vida", completa a diretora da escola.