Profissionais da educação participam de palestras no Dirceu

Buscando a intensificação das ações de conscientização sobre a prevenção do suicídio durante o Setembro Amarelo, o Núcleo de Atenção Psicossocial (NUAPSI), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza palestras e discussões sobre a temática de Valorização da Vida. O primeiro de cinco eventos aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), na 21ª Gerência Regional de Educação, região Sudeste de Teresina.

O "Setembro Amarelo" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade desta doença no Brasil e no mundo. A cor amarela foi escolhida por representar a vida, a luz e a alegria.

A coordenadora do NUAPSI e palestrantes dos eventos, psicóloga Nádia Silvânia, destaca que o objetivo é alertar, informar e orientar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e tratar a questão do suicídio como um problema de saúde pública e que pode ser evitado.

?As atividades propostas estão sendo realizadas nas regionais para coordenadores, técnicos e todos os profissionais que acompanham as escolas como multiplicadores da campanha de prevenção. Além disso, as equipes multidisciplinares do NUAPSI, que estão lotadas nas GREs, estão realizando palestras e orientações nas escolas para os alunos conforme agendamento em cada regional?, relata a coordenadora. Na palestra desta sexta, mais de 40 multiplicadores participaram das atividades.

Esse não é um trabalho pontual realizado pela Seduc através de seu núcleo. Há quatro anos o NUAPSI vem desenvolvendo um trabalho preventivo na capital e interior do Estado, com equipes compostas de psicólogo e assistente social.

O trabalho que começou em 2015 na sede da Seduc com o atendimento aos servidores por meio de palestras com variados temas, como motivação, relação humana no trabalho, autoestima, relacionamento pessoal e interpessoal escolhidas de acordo com as necessidades pessoais e profissionais de cada setor. Logo depois, ampliou o serviço às escolas com o apoio das Gerências Regionais de Teresina e do interior.

?São quatro anos desenvolvendo um trabalho preventivo, a fim de contribuir para superação também de conflitos como buylling, violência nas escolas e também no desenvolvimento como um todo da comunidade escolar. O desejo de toda equipe é que todos alunos e professores sejam plenamente assistidos em suas necessidades, para um bem-estar físico, mental e social e, consequentemente, termos uma sociedade mais humana?, conclui a coordenadora do NUAPSI.

AGENDA DAS ATIVIDADES NAS GRES
Início para às 8:30