Equipe Psicossocial do Pronatec atende alunos nos municípios

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vem realizando em todo estado do Piauí um trabalho de atendimento psicossocial  junto aos familiares e alunos do Programa.



Para a eficácia desse trabalho, a Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep) da Seduc montou uma Equipe Psicossocial, composta por diversos psicólogos. O objetivo é oferecer ao educando um acompanhamento psicossocial, com vistas a estimular sua permanência e êxito na formação técnica.


Desta forma, a atuação da Equipe Psicossocial no MedioTec está nas escolas junto aos educandos e suas famílias, educadores e demais profissionais ligados à educação contribuindo para que a escola seja um espaço democrático de acesso ao saber, culturalmente instituído e de produção de novos saberes, atuando de forma holística, acompanhando e intervindo sempre que necessário, para que se concretize a formação profissional dos educandos e seu ingresso no mundo do trabalho.


Nesta semana o psicólogo Fagner Nascimento, realizou no município de Coronel José Dias, no sul do estado, uma visita domiciliar para averiguar a situação de alunos infrequentes do Curso Técnico em Informática. O objetivo da visita foi compreender a dinâmica familiar e social em que o educando está inserido, possibilitando a percepção de possíveis vulnerabilidades e conflitos que contribuem para a infrequência e possível evasão, que só podem ser vistos com a inserção direta do psicólogo no cotidiano.


A psicóloga Polyana Guimarães Lopes, realizou também nesta semana na cidade de Uruçuí, uma dinâmica de grupo com os alunos do Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. O objetivo foi promover a integração e reflexão dos educandos, o senso de responsabilidade, a harmonia, colaboração e persistência perante as dificuldades em sala de aula, inclusive. Sempre protagonizando o educando como também responsável pelo seu processo de amadurecimento.



Para a Coordenadora da Equipe Psicossocial do Pronatec, Marina Monteiro, a importância das duas ações realizadas nos municípios é garantir a permanência e o êxito na formação técnica do educando; Contribuir para a oferta do ensino-aprendizagem, focando em projetos que os próprios educandos possam realizar e refletir sobre suas vivências (responsabilidade e maturidade profissional); Contribuir para a melhor integração entre os educandos; Oportunizar momentos de reflexões acerca de temas relevantes ao contexto do educando imerso no Programa MedioTec e Mapear informações pertinentes que subsidiem o direcionamento de ações para o combate à infrequência e a prevenção  de evasão escolar, no Pronatec.


Segundo a Diretora da Uetep e Coordenadora Geral do Pronatec, Adriana Moura, esse acompanhamento  dos alunos e familiares realizado por profissionais  especializados deverá  servir de forma bastante significativa para o controle da qualidade da oferta e redução da evasão escolar. "Por se tratar de um público jovem (de 15 a 19 anos) precisamos ficar atentos, pois  é nesta fase que o indivíduo necessita de apoio para tomar importantes decisões sobre seu futuro", frisou Adriana.