Seduc e Instituto Unibanco realizam Seminário dia 04

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco, por meio da ferramenta de gestão Jovem de Futuro, realizarão na próxima quarta-feira (04), o Seminário Gestão Pedagógica Orientada para Resultados de Aprendizagem: Caminhos e Desafios, na Mansão Bliss, em Teresina.

O evento, reunirá cerca 600 profissionais, gestores regionais, coordenadores pedagógicos, coordenador de ensino e de Gestão e Insperção Regionais, agente do circuito de gestão (ACG´s) e além da equipe técnica da Seduc. O encontro tem o objetivo de proporcionar uma reflexão e suscitar discussões com base em evidências, frente ao papel do coordenador pedagógico.

O secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina, fará a abertura do seminário, às 10h e, em seguida, serão iniciadas as palestras com os seguintes temas; O papel do coordenador: conceitos e evidências da prática pedagógica; Boa prática: parceria entre a docência e a coordenação pedagógica; O viés formativo do coordenador pedagógico; dentre outros.

De acordo com superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera, a pauta do seminário visa os bons resultados de uma gestão. "Essa pauta está alinhada com os objetivos do Pacto Pela Aprendizagem, que busca proporcionar aos alunos da rede estadual uma alta expectativa de aprendizagem e formação cidadã. Além disso, o Pacto destaca a importância do acompanhamento pedagógico e entendemos que o coordenador pedagógico é papel fundamental nesse processo", comenta.

Segundo o gerente de Ensino Médio da Seduc, Cleber Gonçalves,  o JF tem contribuído de forma inestimável. "Temos a meta de elevar a nota geral do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Piauí, com o apoio do Instituto Unibanco implementando esse sistema de gestão voltado para o ensino-aprendizagem, vamos chegar lá. Acreditamos que a gestão escolar voltada para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes é fundamental para que a escola pública seja mais democrática, participativa e contribua para a redução das desigualdades", ressalta o gestor.

O evento ainda contará com a participação da gerente de implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo. Já no período da tarde, os participantes farão discussões em grupos para aprofundar a reflexão e apropriação do conteúdo formativo.

O seminário faz parte do processo formativo dos gestores das escolas participantes do Jovem de Futuro, iniciativa do Instituto Unibanco, implementado em parceria com a Seduc desde 2015. O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional, criada em 2007, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes.

O espaço Mansão Bliss fica na Rua Trinta e um de março, no bairro Ininga em Teresina.