TJ estuda parceria com Seduc para capacitação de servidores

Na manhã desta quinta-feira (28), o desembargador Fernando Lopes, diretor geral da Escola do Judiciário do Piauí (EJUD/PI), visitou toda a estrutura do Canal Educação acompanhado do secretário da Educação, Hélder Jacobina; da superintendente da Escola do Judiciário, Evangelina Dias; e do Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Ellen Gera. Os gestores estão estudando uma parceria de utilização do Canal Educação para cursos à distância, continuando o aperfeiçoamento dos servidores do poder judiciário e magistrados.

"Já temos termos de cooperação com outros órgãos como a Controladoria Geral do Estado e com o Tribunal Regional Eleitoral, que recentemente realizou um Seminário de Direito Eleitoral e Diálogos Públicos, transmitido para cerca de 52.000 alunos da rede estadual de ensino. Nossa intenção é cada vez mais estreitar a parceria com o poder judiciário e, nada melhor do que disponibilizar essa ferramenta que é tão importante e que está presente nos 224 municípios do estado do Piauí", explica o secretário Hélder Jacobina.

"Com a visita constatamos a grandiosidade da estrutura e também o funcionamento do Canal Educação. Queremos fazer o quanto antes o termo de parceria para começarmos a utilizar e continuar o aperfeiçoamento dos servidores do poder judiciário e magistrados", afirma o desembargador Fernando Lopes. Nos últimos dois anos, a Escola Judiciária realizou 126 ações de formação e aperfeiçoamento com 5.388 participações de servidores e magistrados.

Durante a visita, Hélder Jacobina explicou ao desembargador que o Canal  surgiu com a necessidade de atender ao desafio de levar educação de qualidade às mais longínquas comunidades e que, hoje, está presente em todo o Estado, por meio de 384 escolas distribuídas na zona urbana e rural, além de comunidades quilombolas e presídios.

"A mediação tecnológica é uma importante iniciativa que reflete no compromisso do Governo do Estado em promover o fortalecimento e a expansão da educação profissional e também do Ensino Superior. Por meio do Canal teremos, em pouco tempo, o ciclo completo da educação em todas as cidades do Estado, lembrou o secretário.

O secretário da educação explicou ainda que o Canal Educação possui uma estrutura técnica e operacional eficiente e moderna, com aulas via satélite, a partir do estúdio instalado em Teresina. "As aulas são recepcionadas em tempo real pelas escolas com os kits tecnológicos, resultando em uma completa interatividade entre professor e aluno. Dessa forma a Escola do Judiciário poderá, inclusive, trazer um palestrante de outro estado para nossos estúdios, possibilitando que um grande número de magistrados participem sem precisar se deslocar", garante Jacobina.