Nos 15 anos de CGE, Seduc destaca a parceria entre os orgãos

No mês do aniversário de 15 anos da Controladoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também tem o que comemorar. A parceria entre os órgãos públicos já proporcionou a finalização de inúmeras obras por todo o estado, a capacitação dos servidores das escolas da Rede Estadual de Ensino e Gerências Regionais de Educação para atuar nas áreas de licitações e contratos, execução e prestação de contas de recursos no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Na manhã desta terça-feira (26),  em menção à data, autoridades e servidores da CGE estiveram presentes na Escola Fazendária para solenidade. Durante o evento, o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, apresentou os resultados obtidos e o planejamento estratégico para os próximos quatro anos.




O secretário de educação, Hélder Jacobina, destacou a importância de estar presente em uma data como essa, uma vez que a Seduc é uma grande parceira da CGE. ?É importante para nós virmos aqui parabenizar a CGE que nos ajudou muito em avanços e obras. O setor de engenharia da Seduc tem apoio total da CGE. Várias obras se destacaram, como, a do Liceu em Teresina e a de construção do Centro Profissional de Esperantina?, explica o secretário.



Uma inovação comprovada durante a gestão do atual controlador é a capacitação dos servidores. ?Mais importante que fiscalizar é prestar o trabalho de assessoria e treinamento para evitar o problema. Não é interesse da controladoria detectar o problema. O interesse da controladoria é capacitar os servidores para que eles executem suas funções com eficiência e regularidade e que quando a controladoria for fazer a avaliação isso seja constatado. Então mediante isso, iniciamos essa parceria de capacitar os servidores de vários órgãos, como, a Seduc?, ressalta o controlador Nuno Bernardes.



O apoio da CGE à Seduc nos convênios federais é outro ponto a ser destacado: ?nós deixamos de devolver recursos ao MEC por causa do apoio da CGE, e isso gerou economia para o estado de quase meio bilhão de reais. É uma parceria muito forte e que nós possamos continuar?, finaliza Hélder Jacobina.



O controlador confirma o compromisso da CGE com a Seduc e revela novos projetos:  ?mais importante que evitar a devolução do recurso é concluir a obra. Eu diria que a CGE é um dos grandes objetos de atuação da Seduc e os gestores que lá estão reforçaram nossa atuação. Nós queremos manter a parceria. E agora estamos inovando com o projeto Controle Social nas Escolas, do mesmo jeito que foi feito com a Uespi no meio acadêmico. Desta vez estamos adentrando para trazer noções de controle, prestações de conta e cidadania aos estudantes da rede estadual de ensino?.



SOBRE A CGE



A Controladoria-Geral do Estado é o órgão central de controle interno do poder executivo estadual e foi criada por meio da Lei Complementar Nº 28/2003. A sua missão institucional é defender o interesse social por meio de políticas de orientação e controle da gestão pública estadual.

Ao longo desses anos, muitos foram os avanços e a Controladoria tem focado, principalmente, no caráter preventivo de suas ações, orientando gestores para a correta aplicação dos recursos públicos e capacitando servidores com o objetivo principal de contribuir de forma efetiva para a melhoria da gestão pública.