Encontro Regional de Grêmios Estudantis acontece em Parnaíba

Com o intuito de incentivar aos estudantes o protagonismo juvenil, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da 1ª Gerência Regional de Educação, realizou o I Encontro Regional de Grêmios e Líderes Estudantis da Rede Pública Estadual de Ensino na cidade de Parnaíba no Liceu Parnaibano.

Cerca de 11 cidades com mais de 30 escolas participaram do encontro. Segundo o supervisor da SUGRES - Supervisão de Grêmios Estudantis, Hedson Barata, são mais de 100 grêmios ativos e 70 sendo reativados nas escolas estaduais. "Estamos aqui oportunizando a esses estudantes o protagonismo juvenil, que eles possam ser protagonistas da sua própria história, dentro das suas escolas, das suas salas de aula, para que eles participem mais da política dentro da escola", comenta.

Os grêmios das escolas estaduais do Piauí estão em processo de reformulação visando ampliar sua capacidade de atuação. A Supervisão de Grêmios Estudantis - SUGRES está à frente deste processo de capacitação dos estudantes para que eles criem ou revitalizem os grêmios estudantis nas escolas da rede estadual, o que já vem ocorrendo nas cidades de Coivaras, São João do Piauí, Teresina, dentre outros municípios.

"Estar em um grêmio estudantil e ser atuante é muito importante, acreditar que é possível, exercer a cidadania de forma politizada, agindo em prol de muitos, faz do aluno um estudante cidadão, mais consciente", afirma Safira Maria Veras, gerente da 1ª Gre de Parnaíba. A gerente disse ainda que é importante destacarmos a necessidade da existência de um grêmio estudantil na escola, da existência da sua participação nesse grêmio. "É importante dar para os jovens a oportunidade de oportunizar-se a ser cada vez mais cidadão. Precisamos do fortalecimento de uma escola democrática, participativa e de uma escola inclusiva. São esses parâmetros que se fazem necessários, e eles estarão cada vez mais fortalecidos, quando tivermos a presença viva de um grêmio estudantil que saiba usar de forma ética o diálogo para poder apresentar suas ideias", afirma.

O I Encontro Regional de Grêmios Estudantis das Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí, em Parnaíba, foi um momento de integração e de avaliação do trabalho que vem sendo realizado pela seduc.

De acordo com o presidente do Grêmio da Unidade Escolar Helvídio Nunes e Presidente da UMES Vinícius Nolêto, esse é um encontro de extrema importância. "Aqui vamos aprender mais, conhecer e observar como as escolas estão funcionando com e sem o grêmio, dai vai um ajudando o outro e melhorando o trabalho de todos", enfatiza.

Já a estudante da Escola Manoel Ricardo de Cajueiro da Praia, Jayza Rocha, que é líder da sua turma, disse que está sendo muito importante participar desse encontro. "Aqui nós estamos adquirindo mais conhecimento, fica ciente do que deve ser feito e o que não deve", comenta a estudante. Jayza conta que na sua escola ainda não tem grêmio, mas ela tem interesse em criar um. "Primeiro precisamos lutar por melhorias, antes nunca havíamos participado de encontros como esse, com o grêmio podemos ter mais acesso a diversas informações, saber nossos direitos e deveres e buscarmos aquilo que precisarmos", encerra.

De acordo com o superintendente institucional da Seduc, José Barros, a secretaria vem fazendo um excelente trabalho na educação do Piauí, ele destacou o Enem, que tem levado muitos jovens para as universidades. "A juventude é a maior fatia da sociedade e é hoje quem na verdade muitas vezes tem pouco espaço, pouca oportunidade. E aqui estamos organizando uma sociedade, que só é forte se tiver organizada. Esse é o nosso propósito, é por isso que estamos desenvolvendo esse trabalho de fortalecimento da nossa juventude, formando, preparando esses estudantes para serem cidadãos politizados, para se organizarem enquanto sociedade. Precisamos transformar a escola na extensão da nossa casa. Quando a gente pensa na formação, essa formação é exatamente para isso, para desenvolver em a capacidade de se organizar socialmente, para que eles se tornem cada vez mais fortes, cada vez mais presente, cada vez mais atuantes" afirma o superintendente.

No próximo semestre, acontece em Teresina o Encontro Estadual de Grêmios Estudantis.