Escola piauiense é finalista em prêmio nacional de educação

A Unidade Escolar Augustinho Brandão, localizada no município de Cocal dos Alves é uma das 10 finalistas no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação - 2018.

Realizado anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, instituído em 1998 e regulamentado em 2000, consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.  No dia 4 de julho, acontecerá a escolha dos três agraciados que receberão o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em 2018.

Indicada ao Prêmio, a Unidade Escolar Augustinho Brandão se destaca por apresentar níveis de excelência no ensino da Matemática. A adoção de avaliações semanais, estratégia idealizada pelo professor Antônio Amaral em 2005, colocou os alunos da Augustinho Brandão, a única escola de Ensino Médio na cidade, entre os recordistas em medalhas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

"A indicação ao premio nos orgulha muito, pois é o resultado de um trabalho integrado de professores, equipe gestora, Secretaria de Educação, somado ao esforço de nossos alunos. Nossos indicadores revelam que somos a melhor escola do estado e estamos entre as melhores do país", revela a diretora Aurilene Brito.

A escola possui 354 alunos, matriculados no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos e acumula 131 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e teve mais de 70% dos formandos do Ensino Médio aprovados em universidades federais em 2017.

"Aqui na escola tudo que é feito é continuidade do que acontece em sala de aula. O trabalho do professor em sala e a preparação dos alunos para a Obmep se complementam. A escola trabalha no intuito de cada vez mais ter um ensino de qualidade. A preparação para a Obmep faz parte do calendário da escola. O professor Amaral planeja, conduz e executa e conta com apoio da escola em tudo", concluiu a diretora da escola Augustinho Brandão.

Além da disciplina de matemática, os estudantes se destacam em outras matérias, como a língua portuguesa. Na II Olimpíada Estadual de Língua Portuguesa, em 2017, a escola  conquistou medalhas de ouro em todas as categorias