Jovem de Futuro realiza Oficina de Devolutivas




A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com Instituto Unibanco e com assessoria técnica da Comunidade Educativa CEDAC, realiza até amanhã (15), a Oficina de Devolutivas do Plano de Ação. O encontro acontece no Centro de Formação Antonino Freire - IEAF, e é destinado a cerca de 54 Agentes do Circuito de Gestão e 42 diretores das escolas do Ensino Médio.




As Devolutivas Pedagógicas estão sendo ministradas pelos formadores da equipe do CEDAC, Fernando Mendes e Maria Maura Barbosa, e tem o objetivo de apoiar os supervisores/ACGs na construção de uma relação de trabalho colaborativo, a partir da análise de planos de ação, intervenções e acompanhamentos dos supervisores/ ACGs na gestão escolar também considerando a observação da formação de diretores. 

De acordo com o coordenador geral do Jovem de Futuro, Eduardo Castelo Branco, o encontro contribui para o fortalecimento das ações da metodologia JF. "Queremos instrumentalizar os gestores para monitorarem e integrarem os processos de compromisso com as metas e planejamento que foram executados pelas escolas, esclarecendo quais as funções e responsabilidades de cada agente, fortalecendo a relação de corresponsabilização pela melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes", afirma Castelo Branco.

Um dos pontos principais da formação é a interpretação dos resultados dos processos de avaliação e na tomada de decisão sobre o que deve ser feito para melhorar resultados de aprendizagem. "Tomamos como base os indicadores das escolas, resultados de avaliações externas, e discutimos meios para conseguir identificar a causa que necessita de melhora e desenvolver ações bem estruturadas dentro dessa escola para melhorar os resultados", explicou Fernando Mendes, formador da equipe do CEDAC.

Para a ACG, Ivaneide Ferreira, esse encontro é um momento formativo de muitas contribuições."Discutimos temas que são muito recorrentes e necessários ao corpo docente", disse a ACG.

Em sua primeira participação na formação, Vanerlene Soraes, do município de Regeneração, avalia o encontro como uma oportunidade de trocar experiências. "Esse é um momento de discussão e troca de experiências que vão nos auxiliar a trabalhar a formação dos coordenadores pedagógicos nas regionais, como também, a formação dos professores nas escolas", finaliza ela.