Seduc realiza formação aos docentes das novas turmas de EJA

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA), realizou nesta quarta-feira (13) mais uma formação continuada voltada aos docentes das novas turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). A formação envolveu os profissionais da 18ª Gerencia Regional de Educação (GRE) no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire.

Este ano as formações aconteceram de forma descentralizadas nas Gerências Regionais de Educação, e a 18ª com o maior número de matriculas no EJA, obteve a participação da totalidade dos professores na formação.

Representando o secretário de educação, Helder Jacobina, a diretora da UEJA, Conceição Andrade, este momento com os professores da modalidade EJA é necessário para esclarecer o planejamento realizado pela EJA envolvendo as etapas finais do ensino médio, para o ano letivo e principalmente a metodologia aplicada neste ensino.

"A metodologia EJA é diferenciada e requer um plano inicial para os professores iniciantes, como efetivamente é aplicada para os alunos, pois estes apresentam distorção idade/serie em diferentes níveis, analfabetismos, então, é necessária a capacitação no que se refere às práticas em sala de aula, ao planejamento, metodologia, incluindo a construção do conteúdo programático", destacou a diretora.

Outra orientação aos professores foi repassada com relação a mudança nas notas diante da unificação do calendário escolar.  Foram esclarecidas informações quanto ao planejamento unificado que está sendo repassado aos professores. "Esta sintonia só é possível diante das formações que dão continuidade ao trabalho de planejamento, avaliação, gestão de notas e aprendizagem", completou Conceição Andrade.

Presente também na formação o Superintendente Institucional da Seduc, José Barros, informou aos professores sobre índices e pesquisas com relação a política de valorização da EJA adotada pelo Governo do Estado. Com o estudo foi possível ampliar aos 224 municípios o ensino da EJA resultando no acréscimo de matrículas de 140 mil alunos, até o momento. "Esse aumento nas matrículas foi ocasionado a atenção da Seduc priorizando o ensino de jovens e adultos possibilitando o retorno aos estudos como também àqueles que não puderam estudar na idade certa", explicou.